Scott Matthew tem um percurso discográfico incrível, acima de tudo pela diversidade da natureza dos projectos musicais em que se tem envolvido. Inicia a sua carreira em 2002, colaborando com o compositor japonês Yoko Kanno, com os temas “be human” e “Trip City”, para uma série japonesa (manga) “Ghost in the Shell”. No mesmo ano e ainda com o Yoko Kanno, compõe para uma longa metragem de animação “Cowboy Bebop: Knockin’ On Heaven’s Door”.
Em 2006 colabora com John Cameron Mitchell (EUA), para o seu filme “Shortbus”, com 6 canções. Passado 2 anos, funda a Elva Snow Band Project, com Spencer Cobrin (ex-membro de Morrisey), sonoridade ligada ao puro rock n’ roll desprendido e libertário, onde as guitarras são o mote para qualquer distorção.
Ainda em 2008, grava “Silent nights” tema maravilhoso que integra um EP de Natal, e lança o 1º álbum de originais, “Scott Matthew”.
Em 2009, saí o 2º álbum “There is an Ocean that Divides”, onde se “arrasta para as profundezas” num dueto sussurrado com Holly Miranda (“Dog”). No ano seguinte o único disco de Elva Snow foi reeditado pela Glitterhouse Records, e contou com uma nova capa artística e duas músicas inéditas, “Last Drink ” e ” Hollywood”.
2011 ano cheio de trabalho editado, onde colabora pela primeira vez com o compositor Rodrigo Leão, no álbum “A Montanha Mágica” com o tema “Terrible”. Na antítese de “Terrible”, compõem o tema “Beautiful” para o grupo alemão Rosenstolz (dueto formado por Anna R. e Peter Plate , originário de Berlim), no álbum “ Wir Sind Am Leben”.
Ainda em 2011, grava o 3º álbum de originais, “Gallantry’s Favorite Son”, e em Novembro edita mais um EP ao vivo (edição limitada, 2000 exemplares), “To Love is to Live”, com um videoclip da tornée da banda de Scott Matthew.
A presença das suas músicas continua a ter destaque na 7ª arte, e em “Five Dances”, filme de Alan Brown , são integrados 2 temas do músico, “Dog” e “Friends & Foes”. Colabora com a suíça Heidi Happy, no seu álbum “On The Hills”, no tema “Not Long Ago”. E pela segunda vez com Rodrigo Leão, a música “Incomplete” completa o álbum “Songs”.
Já em 2013, Scott Matthew lança um CD de covers, “Unlearned”, onde consegue fazer com que “reaprendamos” grandes temas contemporâneos, como o clássico “Love will tear us apart” de Joy Division.
Em 2014 regressa às bandas sonoras e compõe “Ruined Heart” para o filme com o mesmo nome, do realizador filipino Khavn de La Cruz . Esteve em competição no Festival de Cinema Internacional de Tokyo, “ Ruined Heart – Another Love Story Between a Criminal and a Whore. This is not a punk noir opera by Khavn”.
Em Março de 2015, Scott Matthew estreia o seu 5º e último álbum de originais “This Here Defeat”.
Um músico cheio de talento e versatilidade artística. Aquele músico que esperamos que nos encante e surpreenda amanhã no Cinema S. Jorge em Lisboa. Bom concerto!
Mais informação em:
Facebook Evento Concerto Lisboa – https://www.facebook.com/events/1534893286795618/
Pesquisa e texto: Carla Sancho