Os Basset Hounds são o resultado da amplitude que nasce da necessidade de redefinir o horizonte de melodias, que se encontram entre o embalo e o impulso, conjugando guitarras aéreas, vozes dissipadas, baixos terrenos e baterias métricas. São caracterizados pela despreocupação em se cingirem a uma ideia, numa linguagem própria perdida entre o shoegaze, o psicadelismo, o jangle-pop e o surf. Manifestam a fluidez da sua dinâmica e a coesão do seu som num disco exemplar.
O disco de estreia, de título homónimo, foi gravado na íntegra nos Black Sheep Studios em Agosto de 2014, por Guilherme Gonçalves (excepto “Over the eyes”), o qual colabora nas faixas “Bossa”, “Young” (guitarra adicional) e “Marr” (congas).
Os Basset Hounds são Afonso Homem de Matos (bateria e voz secundária), António Vieira (guitarra e voz secundária), José Martins (baixo) e Miguel Nunes (voz principal e guitarra).
No decurso de 2015 a banda lançou os singles “Over The Eyes” (integrante da colectânea “Novos Talentos FNAC”), gravado nos Black Sheep Studios por Makoto Yagyu e Fábio Jevelim (PAUS\Riding Pânico) e “Swallow Bliss” gravado por Guilherme Gonçalves (Coclea\Ex-Gala Drop).
Também marcaram presença em palcos como: “Lisbon Psych Fest” (reportagem Música em DX), “Festival Novos Talentos FNAC”, NOS Alive e NOS em D’bandada.