No seguimento de uma proposta conjunta da AMAEI – Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes e da Antena 3, rádio nacional que pertence à rede EBU – European Broadcasting Union, foi confirmado na edição deste ano do Eurosonic que Portugal será o país de destaque na edição de 2017 da maior conferência profissional de música e showcase festival da Europa.
WHY Portugal é a marca criada pelas entidades envolvidas nesta candidatura para que, durante um ano de trabalho contínuo, seja possível agregar artista e profissionais da indústria da música portuguesa numa base de dados bastante completa a ser apresentada ao Comité de Programação do Festival composto por Robert Meijerink, Joey Ruchtie, Ruud Berend, Peter Sikkema, Peter Smidt e Cathelijne Baron que, num momento mais próximo do evento, irá divulgar os artistas portugueses convidados a integrar a programação especial do Eurosonic dedicada a Portugal.
O Eurosonic Noorderslag acontece na cidade holandesa de Groningen e celebrou a sua 30ª edição este ano. Conta com mais de 3.900 profissionais da indústria da música, mais de 340 showcases de artistas holandeses e internacionais e 175 painéis e conferências. É o ponto de partida para o debate e principal rede de contactos para a indústria da música internacional focado na música europeia, digressões, festivais, música ao vivo e media.
O sítio oficial da marca WHY Portugal já está em funcionamento e em sintonia com o Eurosonic. Neste momento, está disponível no site um relógio cuja contagem decrescente termina no dia 13 de abril, data coincidente com um dos primeiros workshops WHY Portugal, integrado no Westway LAB, único festival profissional de música em Portugal.
Atualmente, qualquer pessoa e/ou entidade interessada em constar da base de dados nacional que está a ser desenvolvida pela equipa WHY Portugal, poderá inscrever-se através da plataforma para começar a receber informação regular sobre a marca e, no desenrolar deste processo, um formulário específico para um maior envolvimento com as ações a desenvolver durante os meses de trabalho que culminam com o grande destaque a Portugal no Eurosonic.
Ao longo do ano de 2016, a AMAEI, curadora desta plataforma, vai desenvolver uma série de sessões de esclarecimento para profissionais da área da música, começando já no mês de fevereiro. Estas sessões de esclarecimento serão anunciadas atempadamente, também através da plataforma WHY Portugal e suas redes sociais. Um dos grandes objetivos é evitar a centralização da informação, levando a informação a todos os interessados através de sessões em pontos chave do país.
Após o workshop de dia 13 de abril, a equipa WHY Portugal estará, também, presente num circuito de feiras de música internacionais nas quais a AMAEI tem já presença regular, de forma a sedimentar o projeto e promover a sua divulgação junto dos profissionais da indústria da música que frequentam estes eventos.
Alguns exemplos de feiras internacionais onde a AMAEI e a marca WHY Portugal poderão marcar presença:
– Where’s The Music (Suécia, 11 -13 fevereiro)
– Canadian Music Week (Toronto, 2-8 maio)
– Primavera Pro (Barcelona, 1-4 junho)
– MIDEM (Cannes, 7-10 junho)
– Reeperbahn Festival (Hamburgo, 21-24 setembro)
– Waves Central Europe (Viena, Outubro)
– MaMA Event (Paris, 12-14 outubro)
– BIME (Bilbao, 26-28 outubro)
– Womex (Santiago de Compostela, 19-23 outubro)
– Glimps (Gent, dezembro)
Mais informações:
WHY Portugal | http://www.whyportugal.org
AMAEI – Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes | http://www.amaei.org
Antena 3 | http://antena3.rtp.pt