Portugal esteve representado, pela primeira vez, com um “country stand” no SXSW 2016(South by Southwest) em Austin, no Texas, organizado pela plataforma WHY Portugal. Tratou-se da primeira presença WHY Portugal num evento internacional da área no contexto da promoção e aumento da visibilidade da plataforma e do trabalho a desenvolver com os vários profissionais associados ao cluster da música em Portugal, garantindo a sua representação e presença nas conferências e eventos profissionais de referência a nível mundial.
Durante o SXSW, a equipa WHY Portugal registou 314 visitas ao stand com interação direta com os profissionais presentes e conteúdo disponível, 138 sessões de encontros e networking com players internacionais de relevo, o website, na sua versão beta, divulgado apenas no SXSW Trade Show recebeu cerca de 750 acessos feitos por mais de 450 IP’s que, em média, visitaram cinco páginas de músicos nacionais e permaneceram online por cerca de 5 minutos. Estes são alguns dos números associados à presença da plataforma WHY Portugal no SXSW, que se define como uma “music exchange platform“, onde é possível encontrar informação sobre os melhores artistas e profissionais da música em Portugal.
“O interesse demonstrado pela presença da WHY Portugal no SXSW foi impressionante, com mais de 100 reuniões marcadas durante o período do festival com representantes das mais variadas entidades, como por exemplo a Apple, a Domino Records, a Rough Trade, a Arts and Crafts ou a Creature UK. Só nos primeiros dois dias foram discutidas colaborações da plataforma WHY Portugal com festivais como o Reeperbahn Festival de Hamburgo, o NoMapsde Sapporo no Japão e a grande feira de world music WOMEX e reunimos com entidades congêneres como o Bureau Export francês e o Brasil Music Exchange bem como conhecemos exporters do resto do mundo: Nova Zelândia, Austrália, Reino-Unido, Finlândia, Suécia entre outros“, diz Hugo Ferreira, co-fundador do WHY Portugal.
Em termos de acordos efetivos, dando seguimento ao trabalho desenvolvido, desde 2012, pela AMAEI – Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes no que diz respeito a relações internacionais e projeção do mercado da música portuguesa em ambiente internacional, vários contactos foram reforçados no SXSW e chegou-se a acordos de relevo com os três principais eventos da indústria da música na Europa: Eurosonic, WOMEX e Reeperbahn.
A relação com a direção do Eurosonic saiu reforçada com a presença da plataforma WHY Portugal no SXSW na medida em que foram definidos vários detalhes sobre o “country focus” de Portugal na edição de janeiro de 2017 do festival e conferência profissional.
No caso da WOMEX, a grande feira de músicas do mundo da atualidade que, este ano, decorre em Santiago de Compostela de 19 a 23 de outubro, foi formalizado o convite à plataforma WHY Portugal para estar presente na edição de 2016 com um stand, semelhante ao que foi apresentado no SXSW, garantindo exposição e divulgação a todos os parceiros envolvidos.
Finalmente, no caso do Reeperbahn, festival e conferência profissional que acontece em Hamburgo, na Alemanha, de 21 a 24 de setembro, foi formalizado, no SXSW, o convite para a realização de um showcase WHY Portugal que dará a oportunidade a quatro artistas nacionais de apresentarem os seus projetos, ao vivo, junto de um público de relevo para a indústria da música internacional.
Sobre a plataforma WHY Portugal:
A plataforma WHY Portugal tem como objetivo agregar artistas e profissionais da indústria da música portuguesa numa base de dados, seguindo a lógica de plataforma de music exchange. Pretende fomentar contactos B2B bem como apresentar os artistas nacionais e as equipas profissionais que os representam aos delegados internacionais presentes nas várias feiras e congressos da indústria da música a nível internacional.
A plataforma arranca, oficialmente, a 14 de abril com apresentação formal no Westway LAB Festival em Guimarães.
WHY Portugal | http://www.whyportugal.org
AMAEI – Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes | http://www.amaei.org
Antena 3 | http://antena3.rtp.pt