O Indie Music Fest regressa ao Bosque do Choupal, em Baltar, entre 1 e 3 de setembro e tem na manga uma 4ª edição absolutamente luxuosa no que diz respeito à música independente nacional.
Depois de a celebração artística independente já ter anunciado o concerto de apresentação do novo album de Octa Push e nomes como Salto, Riding Pânico, Basset Hounds, Galgo ou Savanna, é tempo de se juntarem à festa PAUS, Pista, Alek Rein, 800 Gondomar e Pinturas Negras.
Depois de receber pela segunda vez o prémio de Melhor Micro-Festival em Portugal, o Indie Music Fest promete aos festivaleiros mais indie do país muita arte, performances e, acima de tudo, a melhor música portuguesa alternativa da atualidade, para que todos festejem à séria o final do verão.
PAUS
Hélio Morais, Joaquim Albergaria, Fábio Jevelim e Makoto Yagyu. Estes são os nomes e as caras do vendaval que é PAUS. Recusam a binariedade do mundo e da música e por isso rejeitam que lhes seja atribuído um género. Mas a verdade é que “Mitra” mostra-nos um trabalho mais congregado, mais rítmico, mais clássico e com mais voz. PAUS são comunhão, amizade, liberdade de identidade. Sem querer rotulá-los muito, nós achamos que são uma legenda precoce da música portuguesa.
+info em https://www.facebook.com/pausmusic | http://www.universalmusic.pt/artista/paus
PISTA
Pista nasceram no Barreiro e estão mais fortes do que nunca. Depois de terem lançado o primeiro EP, em 2013, chegam-nos agora aos ouvidos com o disco “Bamboleio” e, portanto, com toneladas de ritmo. Estrondosos no afro-punk e muito competentes no indie-rock, PISTA vão fazer história no Bosque do Choupal.
+info em https://www.facebook.com/puxapista | https://pista.bandcamp.com
ALEK REIN
Alexandre Rendeiro ou Alek Rein tem feito um caminho cheio de solidez no panorama da música nacional. Não é só a majestosa fusão entre o folk e um rock que tem tanto de clássico como de bizarro; não se trata apenas do seu exímio talento em escrever canções. É muito mais que isso. Alek Rein cheira a protesto, a força e a sonhos psicadélicos. Espera-se, na 4ª edição do Indie Music Fest, uma brilhante apresentação de “Mirror Lane”, mas essencialmente um artista que se confessará perante o público.
+info em https://www.facebook.com/alekrein | https://alekrein.bandcamp.com
800 GONDOMAR
Dizem que os 800 Gondomar são a banda mais perigosa da sua freguesia. Muito crus e diretos, querem levar a paz e a amizade a todos os corações através do rock’n’roll. Não escondem que são suburbanos e nós não escondemos as expectativas!
+info em https://www.facebook.com/oitocentosgondomar/ | https://800gondomar.bandcamp.com/
PINTURAS NEGRAS
Antes de existir, já as Pinturas Negras eram pensadas como a banda para acabar com todas as bandas. A sua história escrita passou por diversas fases, de menu de restaurante chinês até obituário de jornal do final do século XIX inglês. A verdade é que a música força as palavras a tomarem a forma de canções de rock quase pesado, dignas de uma “MTV2” de há vinte anos.
Portugueses do Porto a cantar em inglês, Pinturas Negras são um projecto de estúdio que salta para palco sem pensar demasiado nas consequências. Preparem-se para berros, momentos desconfortáveis e produtos inacabados. Quanto ao que realmente interessa, o vocalista está solteiro, os outros não.
+info em https://www.facebook.com/pinturasnegras/
Os 5 novos indies juntam-se aos já confirmados Octa Push, Salto, Savanna, Galgo, Riding Panico, Basset Hounds, Chibazqui, Ditch Days, GANSO, Whales, Ghost Hunt, Pussywhips, The Walks Granada, Fugly, Indio Kurtz, Wild Apes, Solution, MUAY, Pixel82, Desligado, Trot e Jesse, que estarão no Bosque do Choupal, de 1 a 3 de setembro.
O Indie Music Fest sabe, como ninguém, celebrar a arte nacional e promete encantar o Bosque do Choupal, para que quem o quiser visitar, se deixe encantar também!
Os passes-gerais – com direito a campismo – para a 4ª edição da celebração artística mais independente do país estão disponíveis, ao preço de 25€. Podem ser adquiridos junto dos locais habituais e em www.bol.pt.
+info em www.facebook.com/indiemusicfestofficialpage | www.indiemusicfest.pt
Fotografia (capa) – Vera Marmelo