2016 Festivais Jameson Urban Routes Notícias Reportagens

Jameson Urban Routes 2016, o roteiro que faltava

Na décima edição deste que é o primeiro festival indoor organizado por um clube o Jameson Urban Routes (JUR) apresenta um novo formato e disposição. Aquele que antes se dividia em dois fins-de-semana, este ano vai decorrer em 7 dias seguidos. De Segunda a Domingo, de 24 a 30 de Outubro. O Cartaz divide-se por quatro sessões: a das 15h00 às 19h00 (apenas nos dias 29 e 30), a das 21h00 às 23h30, a da 00h30 às 03h00 (apenas nos dias 26, 27, 28 e 29) e a sessão das 03h00 às 06h00 (apenas nos dias 26, 27, 28 e 29). Vai ser, certamente, uma semana em que as paredes do MusicBox vão escorrer música e gotas de ar condensado.

Uma vez mais o cardápio é variado e dedicado a vários paladares. Na segunda-feira, dia 24, a noite começa com uma sala cheia à espera dos aclamados Wild Beasts. Depois do sucesso de Present Tense, lançaram em Agosto deste ano o seu novo trabalho – Boy King – e vêm apresentá-lo. Com uma voz baça astuta e viciante, a mescla de indie com dream e synth vai trazer o momento perfeito para nos perdermos por entre melodias, cores e calor.

Na segunda noite de JUR vamos assistir e ouvir mais um desmembramento de JP Simões, numa fuga a registos a que já nos acostumou, Bloom é um complexo de sensualidade, cumplicidade e talento. Um novo encanto, desta feita cantado em inglês, com ritmos arrepiantes e a magestude que só este senhor consegue dar às músicas.

Ao terceiro dia de festival começa a notar-se o cheiro da electrónica. Esta noite vai receber o britânico Gold Panda e o seu mais recente disco – Good Luck And Do Your Best – lançado em Maio do corrente ano. Trata-se duma electrónica algo sentimal que mistura diversos tipos de sons como piano e videojogos resultando tudo numa textura capaz de nos tirar da nossa zona de conforto e, de olhos fechados, descobrir novos caminhos.

O quarto dia do Jameson mantém as texturas electrónicas mas combina-as com a pujança do rock mais experimental dos 65daysofstatic. A banda de Sheffield já não lançava nada desde Wild Light, de 2013, mas voltou aos álbuns este anocom a banda-sonora do altamente antecipado videojogo No Man’sSky. O jogo permite navegar pelo espaço fundo, rumo a milhares de planetas desconhecidos e o quarteto, não se fazendo rogado, assinou um trabalho igualmente exploratório.

Segunda semana sob o signo de um par de calções verdes florescentes e uma boombox, convidada surpresa da última edição do Milhões de Festa. O espírito festivo da banda, meia dinamarquesa meia finlandesa Liima, e sem receio de naturalizações forçadas lisboeta, ultrapassa as longas tardes de Verão e é capaz de criar uma atmosfera dançável e de celebração contagiante independentemente da estação do ano. Com recente trabalho editado pela reputada 4AD (ii), uma tour de um mês pelos Estados Unidos, e sem esquecer o concerto no Palco da Igreja da Misericórdia, nos Jardins Efémeros deste ano, é garantia de um conjunto de canções bem trabalhado, entre a electrónica e a pop, e quem sabe temas desenhados para o momento, que como aconteceu em Viseu levaram crescidos e menos crescidos a mover anca e a sair de sorriso estampado de confraternização genuína. Domingo, dia sagrado, e de romaria ao Cais do Sodré para encerramento do JUR – 2016.

Outro regresso que se saúda é sem dúvida o The Comet is Coming (dia 28). Orientando-nos novamente a norte, e mais concretamente a Barcelos referência cada vez mais vincada para a descoberta de projectos de conhecimento obrigatório jamais se esquecerá o último dia e o último concerto no Palco Taina de 2014. A curva do Cávado, a praia fluvial, o sol em movimento descendente e uma estrutura sonora desmaterializada à imagem de Frei Otto. Tal como o arquitecto alemão, famoso pela cobertura do Estádio Olímpico de Munique, o trio londrino, trabalha combinações não imediatamente evidentes para e a partir do sax de King Shabaka, os teclados de Danalogue the Conqueror e a bateria de Betamax Killer projectarem um corpo ao mesmo tempo denso, não imediatamente perceptível, mas envolvente, composto de pequenas partículas desmaterializáveis e apropriáveis por cada um. Reencontro de máxima expectativa, sobretudo quando se perdeu a sua actuação na edição deste ano do FMM – Sines.

No mesmo dia, Sensible Soccers. Mais outro regresso, desta vez desde Vila do Conde/São João da Madeira, depois de terem apresentado o último trabalho (Villa Soledade) em duas noites esgotadíssimas na ZDB. Dispensam apresentações. Um dos trios nacionais com um mais que merecido destaque, e certamente com a desenvoltura em palco que lhes é habitual depois de vários concertos e outros tantos km’s percorridos.

Terminar esta antevisão sem fazer referência a Lonnie Holley e Mykki Blanco, ambos dia 29, é heresia da grossa. A uni-los, apesar da diferença geracional, uma vincada consciência social. Lonnie Holley faz-nos voltar a uma noite na Sala de Espelhos no Palácio Foz, em concerto organizado pela Filho Único. Um teclado e umas mãos enormes, mãos de avô, embrulhadas em anéis. Com elas, essa consciência a lembrar-nos constantemente que antes do homem há mundo. Daqueles seres maiores capazes de elevar um concerto para outro estado, o da tomada de consciência. E o quanto urge. Bem mais novo, mas com a mesma atitude comprometida e de forte activismo no movimento queer hip-hop norte americano Mikky Blanco apresentará um lado performativo que é já a sua imagem de marca. De confronto, de abanão face às convicções mais primárias. Ainda bem que o faz, mas que esperemos seja bem mais próximo do registo apresentado na ZDB do que aquele que tivemos oportunidade de assistir no Negócio, bem sofrível por sinal.

Nightmares on Wax! Com exclamação acrescentada por nós e sem receio. Nome máximo da conceituadíssima Warp, desde o seminal A Word of Science: The First and Final Chapter, a Smokers Delight e de participação na compilação Dj Kicks a acompanhar longas noites desde a década de 90 com misturas inusitadas, de ritmos que facilmente se lhe identificam e saber mover as forças dançantes para estado meta estático sempre desejável para final de noite.

A celebrar a sua décima edição, o Jameson Urban Routes (JUR) aposta este ano num novo formato ocupando a semana de 24 a 30 de Outubro com um total de 16 sessões que, cruzando as áreas do live, clubbing e live clubbing, mostrarão alguns do nomes emergentes e consagrados da música urbana mundial e nacional. Apontando para a diversidade de géneros musicais, o JUR aposta assim na criação de uma nova filosofia, que permite que cada “festivaleiro” construa o seu percurso, através da compra de ingressos para as sessões que mais o entusiasmam. O novo formato permite ainda reforçar o carácter intimista dos concertos e valorizar a experiência de fruição da música ao vivo.

Neste novo formato será, assim, possível a compra isolada de ingressos para cada sessão de concertos, mas também a de bilhetes que permitem o acesso a todas as sessões de um determinado dia. O festival disponibiliza ainda dois pacotes especiais de bilhetes em número limitado.

PACOTES

JAMESON 5S:
Acesso a 5 sessões à escolha e entrada garantida nas sessões de acesso livre
Preço: € 50,00

BILHETE FESTIVAL:
Acesso a todas as sessões do Festival e entrada garantida nas sessões de acesso livre
Preço: € 99,00

SESSÕES INDIVIDUAIS:

SESSÃO 1: Wild Beasts . Segunda, 24 de Outubro . 21h00
Preço: €18,00

SESSÃO 2: Live Low + Bloom . Terça, 25 de Outubro . 21h00
Preço: €10,00

SESSÃO 3: Egbo + Gold Panda . Quarta, 26 de Outubro . 21h00
Preço: €14,00

SESSÃO 4: Xosar (live) + Mvria. Quarta, 26 de Outubro . 00h30
Preço: €10,00

SESSÃO 5: Wiseguys From Lisbon . 03h00 . €8

SESSÃO 6: Thought Forms + 65DaysofStatic . Quinta, 27 de Outubro . 21h00
Preço: €14,00

SESSÃO 7: Teebs + GQOM OH! Showcase (Nan Kolè & Dj Lag) . Quinta, 27 de Outubro . 00h30
Preço: €10,00

SESSÃO 8: Mike El Nite (Djset) . 03h00 . €8,00

SESSÃO 9: Sensibble Soccers . Sexta, 28 de Outubro . 21h00
Preço: €12,00

SESSÃO 10: Dj Kon + Nightmares on Wax . Sexta, 28 de Outubro . 00h30
Preço: €10,00

SESSÃO 11: Mike Stellar . Sexta, 28 de Outubro . 03h30 . €8,00

SESSÃO 12: Primeira Dama + Lonnie Holley . Sábado, 29 de Outubro . 16h30
Preço: €8,00

SESSÃO 13: Mendrugo + Cate Le Bon . Sábado, 29 de Outubro . 21h00
Preço: €12,00

SESSÃO 14: Mykki Blanco + Dj Earl . Sábado, 29 de Outubro . 00h30
Preço: €12,00

SESSÃO 15: Dj Ninoo . Sábado, 29 de Outubro . 04h00 . €8,00

SESSÃO 16: Tecla Tónica (Documentário) + Le Guess Who? Djset + Liima + Vive les Cônes . Domingo, 30 de Outubro . 17h00
Preço: Entrada Livre (Prioridade a portadores de bilhetes para outras sessões)

BILHETES DE DIA (Contemplam o acesso a todas as sessões do mesmo dia)

BILHETES DIÁRIOS:
PREÇO: €20,00

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira online e locais habituais.

O Música em DX é parceiro oficial do evento. Toda a informação estará disponível no nosso website em Reportagens > Festivais > Jameson Urban Routes > 2016.

+info em http://jamesonurbanroutes.com/ | https://www.facebook.com/JamesonUrbanRoutes/