O mais mítico festival português está de volta e promete levar muita música a Vilar de Mouros! Para esta edição do Festival EDP Vilar de Mouros, que decorre de 24 a 26 de agosto, o cartaz já foi anunciado.
Primal Scream, 2ManyDjs, The Jesus and Mary Chain, The Mission, The Dandy Warhols, The Psychedelic Furs, Morcheeba, The Young Gods, The Boomtown Rats, The Veils, Avec e Capitão Fausto são os primeiros nomes confirmados para a edição de 2017. A presença de Salvador Sobral foi também confirmada.
A EDP é o novo naming sponsor do Festival EDP Vilar de Mouros que, ao longo dos últimos 51 anos, tem vindo a ser apelidado por muitos como o Woodstock português, face ao seu espírito e legado musical. Para a EDP esta é uma aposta que está alinhada com a estratégia de patrocínios na área da música. Desta forma, a marca não só apoia um dos festivais mais antigos de Portugal, como faz chegar esta forma de cultura a outros cantos do País. Ao longo dos últimos anos a EDP tem apoiado diversas iniciativas de música, tendo-se já afirmado como “a energia oficial da música”.
A realizar-se nos dias 24, 25 e 26 de agosto, no conhecido cenário natural do concelho de Caminha, o Festival EDP Vilar de Mouros vai ser, uma vez mais, o epicentro da música em Portugal.
Ao longo dos últimos 51 anos, houve momentos da vida do Festival que permanecerão para sempre na memória de quem os vivenciou! Recorde-se que passaram pelo Festival nomes como Elton John, The Stranglers, U2 ou Manfred Mann. Também ficarão para sempre na História os grandes concertos dos OMD (Orchestral Manoeuvres in the Dark), do ex-Bauhaus Peter Murphy, dos Happy Mondays, dos The Waterboys ou dos Echo & the Bunnymen. Iron Maiden, Alanis Morissette, Neil Young, Beck, Sepultura, Megadeth também marcaram uma presença inesquecível, assim como grandes nomes da música portuguesa, que sempre foi um dos grandes destaques no Festival.
Neste campo, será difícil algum dia esquecer a performance de Amália Rodrigues, de Carlos Paredes, de Tara Perdida, de Jafumega, de Linda Martini ou de Xutos & Pontapés. Na mesma linha, as atuações de Da Weasel, Silence 4, Blasted Mechanism, Rui Veloso, António Zambujo ou David Fonseca, entre muitos, muitos outros, foram igualmente marcantes.
A edição de 2017 começa agora a construir um cartaz que irá procurar manter um carácter eclético, tendo sempre em mente o objetivo de oferecer grandes performances de fantásticos artistas nacionais e internacionais e de descobrir novos talentos que estejam alinhados no espírito, essência, dimensão e ambição do EDP Vilar de Mouros.
O Festival tem como promotores a Câmara Municipal de Caminha, a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e a Surprise & Expectation, com produção conjunta da Dot Global e Metronomo.
Sobre a realização do Festival EDP Vilar de Mouros, o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, refere que “é com enorme satisfação que vemos mais uma edição do Festival EDP Vilar de Mouros a ter lugar em Caminha posicionando o nosso município no mapa da música nacional, o que constitui uma grande oportunidade de demonstrarmos as nossas características de bem receber e o potencial do nosso território. Ter uma marca como a EDP a associar-se à nossa terra é também sinal de reconhecimento e de estabilidade futura para o Festival.”
“Não poderíamos estar mais satisfeitos com esta parceria,” afirma Ana Sofia Vinhas, Diretora de Marca da EDP. “A aposta da EDP na área da música tem vindo a ser reforçada ao longo dos anos com a presença em diversos festivais de música com palcos próprios ou através de name sponsoring, patrocínio a concertos e criação de um concurso de bandas, o EDP Live Bands. É por todas estas razões que a EDP se afirma como ‘a energia oficial da música’. Ao dar o nome ao EDP Vilar de Mouros, queremos dar boa energia a um Festival cheio de história.”
Diogo Marques, da Surprise & Expectation, realça que “é uma grande responsabilidade e recompensa podermos contribuir para o vasto legado deste festival em mais uma grande edição. É o segundo ano, de seis contratualizados, e estamos determinados em afirmar a nossa identidade e objetivos totalmente alinhados com a Câmara Municipal de Caminha, a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e a EDP para proporcionar todas as condições necessárias para tornar o Festival EDP Vilar de Mouros num festival absolutamente memorável. Nesta edição iremos aumentar a capacidade do recinto para 15000 pessoas por dia.”
+info em http://festivalvilardemouros.pt/
Fotografia – EDP Vilar de Mouros