O Barreiro é aquele espaço geográfico na margem sul do rio que carrega o peso da partilha e comunhão de almas dedicadas à música, nomeadamente, ao rock.
É nessa cidade que, todos os anos acontece o festival que apresentou os Black Lips a Portugal (2005) e Ty Segall à Europa (2010). Falo do Barreiro Rocks que, este ano, vai contar com a 17ª edição e, uma vez mais, vai acontecer no Grupo Desportivo Os Ferroviários do Barreiro já nos dias 3 e 4 de Novembro.
Antes do festival, vai acontecer um Warm Up em Alcobaça com The Act-Ups e Geek Daddies, no dia 31 de Outubro pelas 22h. Na tarde de dia 1, a partir das 16h, no Páteo Albers vai ser projectado o documentário “Dança Camarra” (Episódios 1940 até 1990) acompanhado pelo Dj Set de Eduardo Morais. No dia 2, na ADAO, enquanto é pintada a tela que vai servir de fundo ao palco principal, vai ouvir-se The Pau.
O festival vai ter dois palcos: o Principal e o #Partyfiesta e começa às 21h30 em ambos os dias.
Dia 3
A abrir o palco Principal, The Brooms e o seu garage punk com muito fuzz. Energia e ritmo para começar a noite da melhor forma.
De seguida, a harmonia apaziguante de Mighty Sands para nos tranquilizar a alma antes das explosões loucas que se avizinham.
Prestes a levarem-nos o coração à boca, os espanhóis Samesugas com aquele punk rápido e seco que os nossos vizinhos sabem fazer tão bem.
A encerrar o palco, Johnny Throttle, a banda do vocalista de Parkinsons Afonso Pinto. Com o rastilho de caos a que estamos habituados, carregam um punk arrebatador, típico dos anos 70 com a influência londrina das caves e do underground. Espera-se algo vertiginoso!
https://www.youtube.com/watch?v=X34Qbz_TwqQ
A intercalar-se com o palco Principal, o palco #Partyfiesta vai contar, Mr. Gallini a abrir as hostes. A magia melancólica e harmoniosa de Bruno Monteiro vai esperar-nos depois do concerto de The Brooms, no bar.
A seguir, 10 anos depois da última aparição, a dupla Debut! Vai mostrar-nos uma dança desconcertante de ritmos hipnotizantes.
A encerrar a noite, ainda no bar, os El Señor vão criar a confusão e energia para nos fazer seguir até casa de sorriso nos lábios.
Para quem acha que a noite é ainda uma criança, segue-se o DJ Set de Maria P.
Dia 4
Ao segundo dia de festival, a abertura do palco principal dá-se com Cave Story + Duquesa + Ra Fa El. Um encontro que pode resultar estranho mas, na verdade, a possibilidade de se tornar surpreendente é mais forte.
De seguida, o rock sem aditivos dos Stone Dead com o seu “Good Boys” e a explosão mental que daí advém. Energias boas e muito rock’n’roll se esperam neste momento.
A terceira actuação do palco principal fica a cargo do rock’n’roll puro e verdadeiro dos The Twist Connection. Não precisam de apresentações! Este trio vai fazer-nos sentir o rock na sua mais pura essência e dançar até não poder mais.
O palco principal encerra com os tão aguardados The Cavemen. Trazem um punk livre de preconceitos e limites, como todo o verdadeiro punk se quer. Prometem um concerto que, dificilmente, iremos esquecer.
O palco #Partyfiesta inicia os concertos após o primeiro concerto no palco principal com Moon Preachers. O duo vem revelar um blues-punk-psicadélico e uma sede de caos.
Os seguintes são os barreirences Tracy Lee Summer e vão apresentar-se com baixista e com o álbum novo em punho.
Para finalizar, os The Dirty Coal Train com Marky Wildstone na bateria, para nos electrificar e gastarmos as últimas energias que o nosso corpo tiver.
Mas o Barreiro Rock’s não fica por aqui! Termina com o Dj Set de Candy Diaz.
BILHETES: Diário – 15€, Passe – 25€
Mais info aqui.
Texto – Eliana Berto