Na próxima sexta-feira os franceses Slift, trio garage-psych oriundo de Toulouse, vêm até ao Sabotage Club, em Lisboa, para apresentar o seu primeiro trabalho, o EP Space is The Key. Space is the Key saiu em Junho do ano transacto e já causa um certo burburinho.
Pela sonoridade que emanam diria que os Slift são um daqueles casos de “think big!”, porque é preciso ter uma boa dose de loucura saudável a correr nas veias para fazer um EP com a intensidade de Space is The Key. Músicas assentes na repetição, no fuzz exacerbado da guitarra e no ritmo louco do baixo e da bateria.
Iremos vê-los ao vivo, a cores com todo o fuzz possível e imaginário no Sabotage Club, no âmbito da Iberian Tour que passa por Portugal em 4 datas; Leiria (17/01), Porto (18/01), Lisboa (19/01) e Barcelos (20/01). Aproveitámos para conhecer um pouco melhor a banda de Jean, Canek e Rémi.
Música em DX (MDX) – Podem apresentar os Slift aos leitores da Música em Dx e contar-nos como se conheceram e como começaram os Slift?
Slift – Os Slift são um trio de Garage-Psych. Somos de Toulouse, no sul de França, e acompanhamos sempre as nossas performances com projecções de fantásticas. Conhecemo-nos há muito tempo e sempre tocámos juntos em variadíssimas bandas. Desde o início que determinámos que não faríamos nada mais que tocar. Há cerca de um ano vimos um concerto de Moon Duo e foi aí que decidimos começar a tocar bem alto e com bastante fuzz.
MDX – Como decidiram ou escolheram o nome da banda?
Slift – Há uma história…mas preferimos mantê-la secreta. Se quiserem descobrir tem de ler o livro de Alain Damasio:«La zone du dehors»!
MDX – O vosso primeiro Ep, Space is The Key, foi lançado em Junho de 2017. Como chegaram até à editora?
Slift – Mandámos a música e eles gostaram. Foi bastante fácil. O Tom (Howlin Banana) e o Greg (Exag) são espectaculares e fizeram um excelente trabalho.
MDX – Os Slift são a vossa primeira banda?
Slift – Tocámos numa banda punk antes…entre outras! Tocámos sempre juntos desde o início. Vão espreitar Les Scalpeurs – Conscience Aveugle no youtube!
MDX – A música é mesmo a vossa principal ocupação ou tem outras ocupações?
Slift – Passamos o tempo a compôr, ensaiar, em tour e a fazer vídeos. O melhor trabalho do mundo! Também fazemos outras coisas para comprar material e pagar a nossa licença para viver no mundo actual.
MDX – Depois de ouvir o EP Space is The Key, impõe-se perguntar para quando um álbum! Já tem planos?
Slift – Já estamos a prepará-lo!
MDX – Quais foram os maiores desafios que enfrentaram enquanto banda?
Slift – A cerveja belga! Cuidado!
MDX – Quais as bandas ou músicos que mais vos influenciaram?
Slift – Temos muitas influências e não apenas de bandas. Filmes, livros e banda desenhada também tem sido grandes fontes de inspiração. Em relação às bandas…Fugazzi e mais uma série de bandas punk! Jon Spencer Blues Explosion, a cena kraut-rock dos anos 70, o momento mais psicadélico de Miles Davis e o trabalho de Jonh Dwyer…. Mas Hendrix é Deus.
MDX – Quais são os vossos guilty pleasures musicais?
Slift – L’aventurier dos Indochine.
MDX – E que bandas que consideram ser os vossos clássicos intemporais?
Slift – Honestamente os nossos clássicos mudam a cada dois anos. Todos excepto um, mas isso vou deixar para adivinharem.
MDX – Qual foi o concerto mais memorável que deram até à data?
Slift – É difícil de dizer porque damos sempre o nosso melhor em cada concerto… mas quando abrimos para Ty Segall, em Toulose, a nossa cidade natal, foi bastante intenso!
MDX – Se tivessem uma máquina do tempo…onde, com quem ou quando gostariam de tocar…ou a concerto gostariam de assistir?
Slift – Se pudéssemos ter electricidade e levar os nossos pedais connosco…iríamos até à pré-história tocar um Doom para os homens das cavernas.
MDX – Conhecem algumas bandas ou músicos portugueses?
Slift – Sim, claro! Adoramos 10000 Russos e recentemente descobrimos os Stone Dead.
MDX – Qual foi a última musica que ouviram?
Slift – A40 dos KORTO.
MDX – Obrigada pela vossa disponibilidade em responder às nossas perguntas! Esperamos que se divirtam nesta vossa Iberian Tour!
+info em slift.bandcamp.com | facebook.com/sliftrock/
Entrevista – Isabel Maria