Os grandes festivais do nosso verão continuam a avançar com mais nomes a compor o seu cartaz. O NOS Alive é considerado o maior festival português, também o que terá o cartaz composto por mais nomes, e só por isto a aparição de mais nomes a cada semana que passa é um facto recorrente. O último mês não foi excepção para o anúncio dos nomes de Clap Your Hands Say Yeah, Blasted Mechanism e Japandroids.
Clap Your Hands Say Yeah, o projeto musical do americano Alec Ounsworth, junta-se ao Palco Sagres do NOS Alive’18, dia 14 de julho, no mesmo dia dos já anunciados At the Drive In, Perfume Genius, Real Estate, Mallu Magalhães e Marmozets. O músico traz ao Passeio Martítimo de Algés um concerto especial que incidirá sobre os mais conhecidos temas da discografia.
A fama da banda deu-se de uma forma peculiar começando a ser falada através de blogs, devido ao álbum de estreia homónimo editado em 2005 e produzido independentemente. Graças a este trabalho o grupo foi descoberto pela imprensa, como é o caso da Pitchfork que rapidamente catalogou o projeto como “Best New Music”.
Clap Your Hands Say Yeah, um dos grandes nomes do indie-rock atual, foi fundado como banda e até 2014 lançaram quatro álbuns em conjunto. Em 2012 o coletivo separa-se ficando Ounsworth como único membro original. Em fevereiro de 2017 Alec volta a editar e surge “The Tourist”, um disco que agrega um som ao estilo do indie clássico, bem parecido com o dos anos 90 e que vem comprovar toda a genialidade do músico norte-americano.
Os Blasted Mechanism sobem ao Palco Sagres com uma nova formação, nova produção, novo espetáculo e novo look. Esta será a primeira apresentação da renovada banda aos fãs.
Após o lançamento de “Egotronic”, os Blasted Mechanism trazem um novo trabalho de estúdio, “Sinchronicity”, que será apresentado aos fãs ao vivo e em primeira mão no Passeio Marítimo de Algés.
Os novos trabalhos dos Blasted Mechanism primam pela surpresa e “Sinchronicity” não será exceção. Valdjiu, Ary, Guitshu e Fred Stone têm agora a companhia de Joahn Eckman, músico sueco que trará à banda um “refresh” vocal e combinará a lírica com a voz de Guitshu.
Esta enigmática aliança apresentará uma sonoridade inovadora na vida dos Blasted Mechanism. O novo álbum mostrará a união entre um Universo orgânico e outro digital. “Running”, o primeiro single de “Sinchronicity” é uma reflexão mais centrada na vida terrena, nos vícios e frustrações vincados nas sociedades capitalistas.
Esta nova vida dos Blasted Mechanism trará também um novo espetáculo e um novo look. Inspirados nesta luta entre o humano e o digital a componente visual será como sempre um complemento às inusitadas e poderosas performances da banda.
Japandroids são Brian King e David Prowse, e editaram o terceiro registo de originais em janeiro de 2017. Este novo trabalho vai buscar inspiração a James Joyce e Clarice Lispector e tem influências musicais em Tom Waits e The National. Contando mesmo com Peter Katis, produtor de longa data dos The National, na mistura e produção. Rapidamente foi considerado pela crítica e pelos fãs o mais inovador disco da banda até à data.
Juntos desde 2006, ganharam relevância após o lançamento do álbum de estreia “Post-Nothing”. Em 2012 com o segundo disco “Celebration Rock” a aclamação por parte dos media foi calorosa. Como é exemplo a revista Rolling Stone que considerou entre “The 10 Coolest Summer Albums of All Time”, a Pitchfork distinguiu como “Best New Music” e a Spin anunciou os Japandroids como “2012’s Band of the Year”.
A música de Japandroids descrita como uma mistura de rock clássico e punk, vai garantir um dos concertos mais energéticos do festival.
PASSE DE 3 DIAS E BILHETES DIÁRIOS PARA DIA 14 DE JULHO ESGOTADOS!
PASSE DE DOIS DIAS (12 & 13 DE JULHO) E BILHETES DIÁRIOS PARA 12 E 13 DE JULHO DISPONÍVEIS NOS PONTOS DE VENDA OFICIAIS
O NOS Alive’18 está de regresso ao Passeio Marítimo de Algés nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2018.
Cartaz já anunciado: Arctic Monkeys, Alice in Chains, At The Drive In, Beatriz Pessoa, Bernardo, Black Rebel Motorcycle Club, Blasted Mechanism, Branko, Bryan Ferry, Cachupa Psicadélica, Chvrches, D’Alva, Dead End, DJ Glue, DJ Lag, Eels, Franz Ferdinand, Friendly Fires, Fumaxa, Future Islands, Here’s Johnny, Jack White, Jain, Khalid, Kokoko!, Lotus Fever, Mallu Magalhães, Miguel Araújo, Mighty Sands, Marmozets, Minta & The Brook Trout, MGMT, Na Surra, Nine Inch Nails, Orelha Negra, Pearl Jam, Perfume Genius, Primeira Dama, Populous, Portugal.The Man, Queens Of The Stone Age, Rag’n’Bone Man, Rastrounat + AKACorleone, Real Estate, Sampha, Sango, Snow Patrol, Spdeville, Surma, The Kooks, The National, Two Door Cinema Club, Wolf Alice, Yo La Tengo, XXIII e 800 Gondomar.
+info em www.nosalive.com
Fotografia (capa) – Luis Sousa
Promotor – Everything Is New