Notícias

Scúru Fitchádu, Stone Dead e Sunflowers compõem cartaz para mais uma Super Nova

Já está definida a próxima rota do Super Nova, o evento que pretende criar um circuito de espectáculos ao vivo juntando bandas saídas da nova fornada da música nacional e palcos de Norte a Sul do País.

Scúru Fitchádu, Stone Dead e Sunflowers são os três colectivos que, entre 7 de Abril e 2 de Junho, levarão a música portuguesa ao Porto (Maus Hábitos), Évora (SHE), Coimbra (Salão Brazil), Leiria (Stereogun), Barcelos (CCOB) e Aveiro (GrETUA).

Scúru Fitchádu, do criolo Escuro Cerrado ou Denso, é uma encruzilhada entre as linhas de baixo distorcidas, as baterias aceleradas, o noise e a concertina/ferro. Projecto mais recente do produtor Sette Sujidade, desbrava novas linguagens entre a tradição do funaná caboverdiano e a fúria do punk. O resultado é, por isto tudo, complicado, distinto, invulgar e sujo e tem tomado em assaltos de pancada o universo da música nacional.

Quem disse que o rock estava morto não ouviu Stone Dead. Daí que “Good Boys“, o disco lançado no ano passado, se assuma como o documento que faltava no rock nacional. Sem se ficarem pelo revivalismo, os Stone Dead beberam de todas fontes certas para criar um curso próprio, em que cada rasgo de guitarra joga com os rendilhados de baixo e com a catadupa incontível da bateria; em que a estranheza psicadélica se insinua de forma quase lânguida às sinapses; em que os ganchos pop não ganham à pujança rock.

Os Sunflowers são, em discurso próprio, uma banda de rock, que toca rock para pessoas que gostam de rock e concertos de rock. Se querem saber mais sobre eles, dizem, pesquisem no Google e, por lá, dizemos nós, encontrarão detalhes sobre um dos mais interessantes e hiperactivos duos nacionais.

O pontapé de arranque para este Super Nova #3 foi dado no Maus Hábitos, casa-mãe do projecto, a 7 de Abril, com mais uma edição das conversas de bastidores. Contas feitas, o terceiro Super Nova envolveu, ao longo das suas 4 edições, 24 bandas. 11 salas, em mais de 54 concertos que, do Minho ao Algarve, movimentaram mais de 23 mil pessoas em torno da música, numa das grandes apostas da Super Bock para este ano em parceria com o Maus Hábitos.

+info Super Nova

Fotografia (capa) – Super Nova