O cartaz da 26.ª edição do Vodafone Paredes de Coura acaba de ser fechado com a confirmação de DIIV, Young Marco e Lauer na Praia Fluvial do Taboão. De 15 a 18 de Agosto a música regressa ao seu habitat natural.
Uma combinação de shoegaze com grunge catártico é o que define a sonoridade de DIIV. A paixão que Zachary Cole Smith, natural de Brooklyn, desenvolveu pela guitarra levou-o a iniciar o percurso musical com o psych-rock dos Soft Black e, mais tarde, a descobrir o shoegaze com Beach Fossils. Smith formou os DIIV em 2011, como uma identidade para as suas canções, e lançou o primeiro álbum “Oshin” em 2012. Depois de um agitado afastamento, começou a escrever material para um novo trabalho e o resultado foram cerca de 150 novos temas que acabaram por dar origem, em 2016, a “Is the Is Are”. Onde “Oshin” foi meditativo e estático o mais recente trabalho vai mais além, numa sonoridade que é uma viagem a locais locais com múltiplas texturas e ambientes fantasiosos . Nome requisitado com veemência pelos fãs, os DIIV chegam à Praia Fluvial do Taboão, na única data europeia conhecida para este ano, para mostrar um pós punk único e especial.
Durante mais de uma década Marco Sterk mostrou o seu talento na cena underground de Amesterdão, onde ganhou reputação pelo seu corajoso e desafiante ecleticismo. De segredo bem guardado a amplamente conhecido, Young Marco marca a diferença com o uso de músicas “estranhas” e “não clássicas”. Os dois primeiros EPs estabeleceram esse estilo, que passou a marca registada, e ganharam a atenção de nomes como Dixon ou James Murphy, o que ajuda a compreender a grande procura que o também produtor recebe. Em 2014, o pitoresco e melodioso “Biology” recebeu boas críticas e confirmou o artista como uma das vozes verdadeiramente únicas da música electrónica. Peça única e singular na actualidade, Young Marco é capaz de misturar qualquer género que se possa imaginar, e prepara-se para surpreender na 26.ª edição do Vodafone Paredes de Coura.
Continuando na electrónica, seguimos da Holanda para a Alemanha onde Lauer também escreve música há mais de uma década. O produtor e DJ de Frankfurt cresceu rodeado de hip-hop e punk rock até ter finalmente sucumbido à electrónica no final dos anos noventa. Se a maioria do seu trabalho musical foi sendo lançado sob uma grande variedade de pseudónimos e projectos colaborativos (incluindo Tuff City Kids, com Gerd Janson, Hotel Lauer ou o duo de deep house Arto Mwambe), com o lançamento do segundo LP “Borndom” o DJ ficou firmemente reconhecido como Lauer. Num trabalho exemplar de diferentes linhas de sintetizador, o amor pelo house é combinado com a música disco numa sonoridade que não deixa esconder a afeição pela música electropop dos nos 80 e 90. O trabalho de Lauer exalta uma maturidade cada vez maior para ver, ouvir, sentir, e dançar na Praia Fluvial do Taboão.
De 15 a 18 de Agosto, pela Praia Fluvial do Taboão vão passar Arcade Fire, Skepta, Fleet Foxes, Jungle, The Blaze, King Gizzard & The Lizard Wizard, Slowdive, Big Thief, …And You Will Know Us by the Trail of Dead, Yasmine Hamdan, SILVA, The Legendary Tigerman, Dead Combo, Marlon Williams, Linda Martini, Shame, Kevin Morby, Curtis Harding, Myles Sanko, Pussy Riot, Frankie Cosmos, Lucy Dacus, The Mystery Lights, Japanese Breakfast, Imarhan, Dear Telephone, Keep Razors Sharp, X-Wife, Grandfather’s House, Confidence Man, Ninos du Brasil, Conan Osiris, Fugly, Surma, smartini, Nuno Lopes e Ermo.
Os bilhetes diários estarão disponíveis a partir de amanhã, 20 de Junho, às 10h, por 50€, no site oficial do festival, bol.pt, Ticketea, e locais habituais (FNAC, CTT, El Corte Inglés, …).
Os passes gerais podem ser adquiridos pelo preço de 100€, com campismo incluído (limitado ao espaço existente). Está também disponível o travel package da Festicket que inclui, para além do passe geral, outras opções de alojamento durante os dias do Vodafone Paredes de Coura.
+info em paredesdecoura.com
Promotor – Ritmos Lda.