Com o sol nas costas, a tradição de final de Verão pede um vislumbre sobre os próximos meses no Musicbox. Entre estreias, lançamentos de discos e regressos, no início da estação Outono/Inverno as batidas por minuto chegam de vários pontos do mundo, sentindo-se a pulsação desse mundo fora e do velho continente.
As estreias de Johnny Hooker, Ata Kak, Warmduscher e os regressos de Hinds, Tomasa del Real, Iceage, dos lendários Acid Mothers Temple e do sultão da rambóia persa Mehmet Aslan são só algumas das novidades de programação da rentrée do Musicbox.
Até Novembro, são cinco os artistas internacionais que vão pisar pela primeira vez o palco do clube nocturno do Cais do Sodré.
No dia 7 de Setembro, o cantor e compositor Johnny Hooker actua pela primeira vez em Portugal. Depois do sucesso do disco de estreia Eu Vou Fazer uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito! em 2015, o músico de Recife apresenta na sua estreia nacional o sucessor Coração, lançado em 2017.
No dia 8 de Setembro, Warmduscher, colectivo que junta membros de Fat White Family e Paranoïd London, estreiam-se em Lisboa com Whale City e no dia 14 de Setembro é a vez de Matt Hollywood & The Bad Feelings. O membro fundador de The Brian Jonestown Massacre dá a conhecer o seu disco Self Titled, partilhando o palco com The Poppers.
O misterioso e enigmático artista do Gana Ata Kak faz a sua estreia nacional no Jameson Urban Routes no dia 26 de Outubro e, no dia 16 de Novembro, é Nina Las Vegas a debutante. A DJ australiana distingue-se pelos seus sets onde vingam as selecções ecléticas e enérgicas celebratórias da cultura de dance music.
A rentrée do Musicbox conta também com regressos aguardados onde se vão ouvir novos discos internacionais e nacionais.
Tomasa Del Real é a convidada da Gin & Juice do dia 20 de Setembro. A chilena, considerada a rainha do Neoperreo, subgénero do reggaeton, está de volta a Portugal com Bellaca del Año. No mesmo dia, os portugueses Huggs apresentam Did I Cut These Too Short? .
No dia 21 de Setembro, a Red Bull Music apresenta Awesome Tapes From Africa (DJ set) e Mar & Sol Soundsystem. No dia 22 de Setembro, Spectrum, projecto a solo do incontornável Peter “Sonic Boom” Kember é o convidado das Musicbox Heineken Series.
No campo dos álbuns nacionais, os Reis da República apresentam o disco de estreia Fábulas no dia 15 de Setembro e o grupo de hip-hop Alcool Club trazem Rap Proíbido ao Musicbox no dia 29 de Setembro.
O colectivo japonês Acid Mothers Temple regressa à capital no dia 3 de Outubro com o LP Hallelujah Mystic Garden Pt. 1 e, no dia 12 desse mês, é Emma Ruth Rundle quem está de volta, numa produção Amplificasom, sob o mote On Dark Horses, o seu próximo registo a ser lançado em Setembro.
No Jameson Urban Routes, Damien Jurado dá a conhecer The Horizon just Laughed na primeira sessão do festival (23 de Outubro) e Author & Punisher, one-man band que está a dar novo significado ao termo industrial, apresenta Beastland no dia 24 de Outubro, numa sessão que partilha com Mão Morta.
No dia 27 de Outubro, é Beyondless de Iceage o disco em escuta. No mesmo dia, Brodinski, que recentemente lançou o EP Matrix em colaboração com o MC Hoodrich Pablo Juan, é o responsável pela sessão de encerramento do festival, juntando-se a ele Mike El Nite (dj set) e DarkSunn.
O aguardado regresso das Hinds tem data marcada para o dia 9 de Novembro. Consigo trazem I Don’t Run, sucessor de Leave Me Alone. Se o disco de estreia é festivo e irreverente, I Don’t Run é uma reflexão honesta sobre os desafios enfrentados enquanto banda ao longo dos últimos anos entre tours mundiais, concertos esgotados, críticas e tudo o que está no meio dessa jornada.
MAS HÁ MAIS…
A nova temporada de música no Musicbox assinala ainda o início da Boca de Festa. Sinónimo de ressaca depois das grandes festas, na Boca de Festa as fronteiras serão eliminadas para dar lugar a uma celebração das várias culturas da música.
Bailarico Sofisticado é o anfitrião destas viagens intercontinentais e em todas as edições trarão convidados de diversos pontos do mundo. A primeira edição desta festa é já no dia 28 de Setembro com Mehmet Aslan, DJ e produtor de origem turca.
O colectivo e editora Monster Jinx traz o universo das Purple Hazin ao Musicbox, com estreia marcada para o dia 13 de Outubro. A Purple Hazin, celebração de um espírito comum entre público e DJs, serve para mostrar e viver a paixão pela versatilidade do hip-hop e suas ramificações, compondo-se por um alinhamento de DJs exclusivamente constituído por artistas da editora.
Mais informações sobre a programação e bilhetes em musicboxlisboa.com e bol.pt.