Notícias

Talkfest’19, a programação completa

8.ª edição do Talkfest – International Music Festivals Forum ocorrerá entre as cidades de Vigo e Lisboa, nos dias 13 e 22 de Março de 2019 respectivamente. A programação completa do dia profissional e correspondentes horários já está disponível e irá  ocorrer no Museu das Comunicações, que terá este ano 5 locais com programação em simultâneo.

Abertura Talkfest’19 (9h00-9h10)

Pela organização do evento, Fundação Portuguesa das Comunicações e elemento do governo

A. CONFERÊNCIAS (Auditório I)

9h10 – 10h10

Qual a correta mensagem social que um festival deve ter?

Moderadora: Marta Leite de Castro (Jornalista N360 | RTP)

1. Alfredo Vasconcelos (Production manager Good Mood Org. | Boom Festival)

2. Gonçalo Lopes (Vereador CmLeiria | Resp. Leiria Festival)

3. Lu Araújo (Directora Mimo Festival)

4. Luís Carvalho (Curador e responsável EA Live)

5. Paulo Santos (Vereador CmFaro | Resp. Festival F)

10h10 – 11h10

Os festivais conseguem seguir hoje todas as regras e legislação em vigor?

Moderador: Idevor Mendonça (Repórter RTP)

1. Edson Santos (Vice-President CmÁgueda | Resp. AgitÁgueda)

2. António Guimarães (Director AMG Music – O Sol da Caparica)

3. Isaltino Morais (presidente CMOeiras)

4. José Aguiar Silva (Produtor Laurus Nobilis Music Famalicão)

5. Rui Dâmaso (Director Out.Fest)

11h25 – 12h25

Marcas: patrocinadores, lobbying, relações de confiança e um mercado fechado a novos festivais e promotores?

Moderadora: Ana Filipa Nunes (Jornalista TVI)

1. Miguel Silva (Music Manager Red Bull Portugal)

2. Maria João Matos (Com. Director SCML)

3. Ricardo Costa (Director ArtCor Light)

4. Jorge Rodrigues Silva (Executive director Bons Sons)

5. Rita Pinho Branco (Mkt. Director Ass. Mutualista Montepio Geral)

12h25 – 13h25

Rototom Sunsplash: the history of the world’s reggae festival

Keynote Speaker: Filippo Giunta (Director Rototom Sunsplash)

14h10 – 15h10

Que problemas convergem nas várias disciplinas artísticas aquando da concepção de um festival?

Moderador: TBC

1. Hugo Nóbrega (Director The Famous Fest)

2. Luís Garcia (Programador cultural Município Évora | Artes à Rua)

3. Gui Garrido (Artistic Director Festival A Porta)

4. Pedro Souto (Director Motel/X )

5. Rui Costa (Coordenador Serralves em Festa)

15h10 – 16h10

As exigências dos artistas para um concerto: um vício, uma cortesia ou uma dor de cabeça para os promotores – uma história com bons e maus exemplos

Moderadora: Iryna Shev (Jornalista Sic Notícias | Expresso)

1. Marco António (Manager | singer The Lucky Duckies)

2. Fernando Cabral (Director | booking agent Soundsgood)

3. Ingrid Berger (Resp. Backstage Rock in Rio)

4. Nuno Laranjo (Director Expofacic)

5. Fernando Daniel (artista)

16h30 – 17h30

A produção exigida em contexto de festival: a mais, a menos, com vista ao incremento de qualidade e diferenciação de concorrência ou não?

Moderadora: Carolina Valadas (Jornalista SIC)

1. Adilson Lima Auxiliador (Co-founder Festival Iminente)

2. Terry Costa (Director Cordas World Music Festival)

3. António Alves (Director Nortaluga)

4. Fred Martinho (Guitar player HMB)

5. Leocádia Silva (General Director Fx Road Lights)

6. Isabel Candeias (Produtora Edp Cooljazz | Id_no limits)

17h30-18h30

Amsterdam Dance Event: case study

Keynote Speaker: Mariana Sanchotene (Director Amsterdam Dance Event )

18h30 – 19h30

Música ao vivo: A Coreografia/Cenografia está inerente como parte de um concerto apenas nos grandes artistas?

Moderadora: Sara Lima (Jornalista RTP)

1. Mundo Segundo (artista)

2. Blaya (artista)

3. Paulo Magalhães (Director artístico | coreógrago PMP Eventos)

4. Joaquim Silva (Partner Feeders)

5. Mickael Carreira (artista)

B. PITCH STAGE (Auditório II)

10h00 – 10h30

EcoEventos – o que os festivais podem fazer para se tornarem mais sustentáveis? (Ana Loureiro, Com. Director EGF)

10h30 – 11h00

BusUp – mais mobilidade para o público dos festivais (Rui Fernandes, CEO)

11h00 – 11h30

Artes à Vila – património, música, cultura e a 2.ª edição (Eduardo Jordão, diretor)

11h30 – 12h00

Event Planning – A importância do Planeamento Profissional na Entrega da promessa da Experiência de Marca (Marcelo Duarte, Engenheiro)

12h00 – 12h30

Academia de Música de Alcobaça – Cistermúsica e Gravíssimo! como festivais comunicados para nichos de público (Dulce Alves, Mkt. & Ext. Relations Coord.)

12h30 – 13h00

Guitarras ao Alto – expressão musical no Alentejo e apresentação da edição de 2019 (Vasco Durão, Director)

14h00 – 14h30

Multidados – como dar números e tornar tangível um festival? (Florbela Borges, partner)

14h30 – 15h00

Estratégia de preparação e resposta para Eventos de Massa e respectiva operacionalização, na salvaguarda da saúde pública (Ricardo Mexia, Public Health Doctor INSA)

15h00 – 15h30

Associação Salvador – como melhorar a experiência de portadores de mobilidade reduzida nos festivais? (Joana Gorgueira, project manager)

15h30 – 16h00

All Music Fests – o sonho de ter os festivais de todo o mundo numa plataforma (Francisco Pereira, Director)

16h00 – 16h30

Sou Quarteira – o caminho para mais uma edição (Naomi Guerreiro e Inês Oliveira, Produção)

16h30 – 17h00

Exib – como colocar música e artistas nos mercados lusófonos e hispânicos? (Adriana Pedret, Director)

17h00 – 17h30

TBC

17h30 – 18h00

Deco – protecção do consumidor na experiência de um festival (Paulo Fonseca, Coord. Dept. Jurídico e Económico)

18h00 – 18h30

Give Me 4 – onde até o público que assiste é voluntário (Bernardo Capucho, Director)

18h30 – 19h00

Fever – como utilizar dados para criar melhores eventos (Isabel Solano, Head of Fever Originals)

19h00 – 19h30

TBC

C. APRESENTAÇÕES CIENTÍFICAS (Meeting Room 1)

9h45 – 10h15

A experiência do consumidor em festivais de música de nicho – factores que influenciam a experiência do consumidor em festivais de música de pequena e média dimensão e disparidades entre públicos de diferentes géneros musicais (Inês André, thesis, ESCS, 2017)

10h15 – 10h45

Leveraging brands at music festivals: Nos Alive sponsorship (Gonçalo Trindade, thesis, ISCTE-IUL, 2017)

10h45 – 11h15

Estratégias de Internacionalização de Festivais de Música (Rodrigo Ferreira, thesis, Universidade Porto, 2018)

11h15 – 11h45

Creating Shared Value in Rock in Rio Business Model – an evolution study (Tatiana Ribeiro, paper, ISCTE-IUL, 2018)

11h45 – 12h15

Bioplásticos compostáveis na Economia Circular: possibilidades para os festivais (João Costa, paper, Faculdade de Belas Artes, 2018)

12h15 – 12h45

O Efeito Punk – Rock : um arquivo do papel da música na expressão do design (Rita Prates, thesis, Faculdade de Belas Artes, 2018)

12h45 – 13h15

Annual Report e Perfil Festivaleiro – o raio-x dos festivais em Portugal (Ricardo Bramão, study, Aporfest, 201

D. WORKSHOPS (Meeting Room 2)

9h45 – 11h30

Protecção de dados: aplicação do novo regulamento e regime jurídico para entidades associadas a actividades culturais (Rumos – Carlos Figueira e João Leitão)

11h45 – 13h30

How to sell out my events, shortly and all by myself (Arenal Sound – Case-study)(See Tickets – Antoine Biehler)

14h00 – 15h45

Music didn’t killed the data star! – A Comunicação Digital na Música e Festivais (SA365 – Maria Manuel, Marina Faria e Margarida Pinto)

18h00 – 19h45

Como vender o meu espectáculo e/ou artista além-fronteiras? (WDB Management, José Manso)

E. DOCUMENTÁRIOS (Meeting Room 1)

15h00 – 16h00

Sean Riley & Slowriders – Farewell (2018, PT, 48′)

16h00 – 16h45

Paus- Madeira (2018, PT, 60′)

16h45 – 18h25

Slave to the Grind (2018, CN, 100′)

18h40 – 19h55

The Legendary Tiger Man – Fade into nothing (2018, PT, 70′)

F. VOX EXPERT

Estúdio com entrevistas ao longo de todo o dia com os presentes no evento e emissão no YouTube

G. Actividades Extra

9h00 – 20h20 – Exposição | “Refrão” por Hugo Adelino

16h00 – 17h45 – Encontro Festivais da Região Centro [exclusivo para promotores, entidades municipais, culturais e municipais] | Meeting Room 2

23h00 – 02h00Afterparty | Lisboa Night Tour

Estão assim confirmados quase 100 oradores nacionais e internacionais espalhados por 45 pontos de programação em vários auditórios e espaços, ficando ainda por anunciar a programação e actividades realizadas pelas marcas que se activarão no evento e que facilitarão também a experiência do público presente.

A APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música volta a proporcionar acesso gratuito a todos os seus associados (todas as modalidades, com quota válida na sua ocorrência) em ambas as sessões do evento. Faça parte!

+info  Talkfest – International Music Festivals Forum

Fotografias – Talkfest – International Music Festivals Forum