A 8ª edição do Talkfest – International Music Festivals Forum ocorrerá entre as cidades de Vigo e Lisboa, nos dias 13 e 22 de março de 2019 respetivamente. Damos hoje destaque aos vários pontos da sua programação do dia profissional (que ocorrerá dentro de um mês) que terá várias áreas com conteúdos em contínuo e em simultâneo.
1. Conferências
Mariana Sanchotene (diretora ADE – Amsterdam Dance Event, o maior festival clubbing do mundo) e Filippo Giunta (diretor Rototom Sunspslah, o maior festival reggae da Europa) são os destaques internacionais e apresentarão os seus projetos e em como estes se tornaram um sucesso e referência à escala global. Todos os debates serão moderados por jornalistas (RTP, Sic, Tvi e Expresso) e cada um terá pelo menos 5 oradores – promotores(e.g Alfredo Vasconceços – Boom Festival; António Guimarães – O Sol da Caparica; Jorge Silva – Bons Sons; Isabel Candeias – Edp CoolJazz); presidentes (e.g. Isaltino Morais – Oeiras) e vereadores de municípios (e.g. Leiria, Águeda; Faro), artistas (e.g. Blaya, Mickael Carreira, Mundo Segundo), marcas (e.g. Red Bull, SCMLisboa, Montepio Geral), profissionais da área(e.g. Ingrid Berger – Resp. backstage Rock in Rio, Leocádia Silva – FX Road Lights) e outros agentes culturais (e.g. Fundação Serralves, MotelX, Expofacic). Debates com duração de uma hora e tempo para perguntas do público, das 9h30 às 19h30.
2. Pitchstage
Apresentações em contra-relógio e formato pitch de 30” de vários festivais, projetos e relatórios que farão evoluir a área dos festivais a curto prazo. Desta programação que se inicia às 10h00 fazem parte temas como: Saúde (e.g. Instituto Ricardo Jorge e nova regulamentação para eventos de massa); Sustentabilidade; Mobilidade (e.g. BusUp; Associação Salvador); Seguros; Novas Tecnologias (e.g. Fever) e proteção do consumidor (promovido pela Deco). Serão apresentadas as novas edições do: Guitarras ao Alto, Artes à Vila, Cistermúsica e Sou Quarteira.
3. Apresentações científicas
Secção com o intuito de dar a conhecer estudos recentes sobre temáticas relacionadas com festivais e que darão dados para, no mínimo, fazer repensar estratégias e modos de fazer evoluir esta área – festivais de nicho, internacionalização, patrocínios, economia circular, e o efeito do punk serão alguns dos temas. Tal como nas edições anteriores, o estudo anual da APORFEST que faz o raio-x dos festivais (e.g. número; tendências, Impacto económico) e do tipo de consumo do seu público (e.g. alojamento; valor consumido em festivais; preferências).
4. Documentários
O documentário internacional premiado que analisa o estilo musical Grindcore que mistura punk, metal e hardcore é o destaque, mas neste momento serão também emitidos os documentários com as bandas portuguesas Paus (e a experiência de gravação do último álbum no arquipélago da Madeira) e Sean Riley (recordar o melhor da primeira década de atuações). A isto soma-se uma ficção com The Legendary Tiger Man.
5. Workshops
Momentos com turmas de 30 pessoas (no máximo) em cada Workshop em virtude do trabalho teórico-prático que os formadores exigirão com os presentes. Temas: Proteção de dados: aplicação do novo regulamento e regime jurídico para entidades associadas a atividades culturais (Rumos); Como esgotar um festival? (See Tickets); Music didn’t kill the data star! – A Comunicação Digital na Música e Festivais (SA365) e Como vender o meu espetáculo e/ou artista além-fronteiras? (WDB Management) são os temas.
6. Vox Expert
Estúdio de TV (para emissão de teasers nas redes sociais e YouTube) e rádio (powered by ESCS FM) presentes ao longo do dia com o intuito de entrevistar quem passará pelo evento.
7. Lounge & Networking
Espaço de ativações de marca e coffee break para potenciar a ligação e o networking entre os presentes.
8. Atividades Extra
São vários os momentos que complementam a programação desta edição do Talkfest: existirá uma exposição digital com as melhores fotografias de festivais portugueses captadas sob a lente do fotógrafo Hugo Adelino; Encontro de Promotores de Festivais do Centro – exclusivo; Afterparty num tour pela noite de Lisboa que continuará no dia 23 de março com um passeio por Lisboa com direito a acesso a visita guiada pela Aula Magna, concerto e outras ações.
A APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música volta a proporcionar acesso gratuito a todos os seus associados (todas as modalidades, com quota válida na sua ocorrência) em ambas as sessões do evento. Faça parte!
Bilhetes para as várias sessões e atividades extra assim como informação relacionada com programação e entidades presentes disponível em: www.talkfest.eu