O Festival de Música Moderna de Corroios celebra 25 Anos de Apoio à Nova Música Portuguesa e as inscrições para a XXV Edição terminam na próxima sexta-feira, dia 07 de Fevereiro.
Desde o ano de 1996 que se realiza o Festival de Música Moderna de Corroios cujo objectivo é o estímulo, promoção e divulgação de novos projectos musicais a nível nacional. Desde o seu início, o evento ganhou crescente importância, sendo hoje classificado por muitos profissionais do meio musical e por quem nele tem participado, como um dos melhores e mais importantes festivais de música moderna portuguesa, do seu género, que se realizam no nosso país.
Dele, com a maioria com as suas primeiras canções produzidas e editadas em CD-Ep, brotaram nomes como os «Luazzuri»/1996; «Sirius»/1996 ( UHF – alguns elementos fazem ainda hoje parte da formação que acompanha António Manuel Ribeiro); «Yellow W Van»/2000 ; «Factos Reais»/2001; «Ashfield»/2002 ; «Plasma»/2003; «The Poppers»/2004; «UMEED» e «Sugar»/ 2005; «New Connection»/2006; «The Cynicals»/2007; «The Profilers»/2008; «Fato Feto»/2009; «The Hypers»/2010; «Skills and the Bunny Crew»/2011; «Planeta Vaca»/ 2012; «Homem de Marte /2013»; «Vira Casaca» /2014, «Paradigma»/2015; «Them Flying Monkeys» /2016; «Rua Direita» / 2017; « Naked Monkeys»/ 2018 e «O Incrível Homem Bomba» /2019, entre muitos outros como: «Easyway», «Triplet», «You Should Go Ahead», «Dapunksportif», «Skalibans» ou «Meu e Teu», caso único a nível nacional.
O XXV Festival de Música Moderna – Corroios’2020, decorrerá nos dias 7, 14, 21, 28 de Março no palco Hollywood Spot e a final no dia 4 de Abril de 2020, no Cineteatro do Ginásio Clube de Corroios com actuação dos três mais pontuados projectos, seleccionados das sessões, mais banda convidada a anunciar brevemente..
Serão seleccionados doze projectos/bandas e três suplentes.
Em cada sessão, não eliminatória, actuarão três projectos, para apurar os três finalistas que realizarão a final no dia 4 de Abril 2020.
O projecto vencedor terá direito a:
– Actuação nas Festas da Vila de Corroios 2020,no Palco Carlos Paredes.
– Atribuição de um prémio monetário/cachet de 1000,00€ (mil euros)
– Gravação profissional de som e vídeo, do espectáculo a realizar nas Festas da Vila de Corroios 2020, que será disponibilizado para edição.
Regulamento
Artigo Primeiro
(Destinatários)
XXV FESTIVAL DE MÚSICA MODERNA CORROIOS’ 2020 abrange todos os agrupamentos ou individuais portugueses sem contrato com editoras, não inibindo a participação de quem tenha edições de autor ou temas incluídos em compilações. Os projetos não podem incluir: músicos convidados ou músicos pertencentes a outros projetos participantes no Festival.
Artigo Segundo
(Datas e locais de realização)
O Festival terá lugar, pelas 22:00h, nas seguintes datas e locais:
-1ª SESSÃO: SÁBADO, 7 de março, no Cineteatro do Ginásio Clube de Corroios /Hollywood Spot, atuação de três projetos,
-2ª SESSÃO: SÁBADO, 14 de março, no Cineteatro do Ginásio Clube de Corroios /Hollywood Spot, atuação de três projetos,
-3ª SESSÃO: SÁBADO, 21 de março, no Cineteatro do Ginásio Clube de Corroios /Hollywood Spot, atuação de três projetos,
-4ª SESSÃO: SÁBADO, 28 de março, no Cineteatro do Ginásio Clube de Corroios /Hollywood Spot, atuação de três projetos,
-FINAL: SÁBADO, 04 de abril, no Cineteatro do Ginásio Clube de Corroios com a atuação dos três melhores projetos selecionados das quatro sessões, que disputarão a final para apuramento do vencedor.
Artigo Terceiro
(Inscrições)
A inscrição é feita com a entrega de uma maqueta com quatro temas originais e a opção por um quinto tema, que será obrigatoriamente uma versão de um tema editado e em português, que serão os mesmos a apresentar ao vivo. A duração de cada tema não deverá ultrapassar os 5 minutos. Se os temas forem cantados, as letras dos temas originais (4) podem ser em qualquer idioma.
As maquetas para inscrição devem ser enviadas por correio eletrónico, em formato mp3, para a conta musica@festivaldecorroios.net .Devem também seguir por e-mail, os restantes dados conforme descrito no ponto três.
Devem fazer acompanhar obrigatoriamente a maqueta com os seguintes elementos:
Nome do projeto concorrente;
Nome, idade e contato telefónico dos músicos;
Contacto E-mail e/ou sítio na Internet caso o possuam;
Fotografia atualizada e biografia da formação;
Letras dos temas.
O prazo limite de inscrição é o dia 7 de fevereiro de 2020.
Os projetos concorrentes autorizam tacitamente, pelo ato de inscrição, a inclusão dos e-mails apresentados na lista de divulgação do Festival.
Artigo Quarto
(Seleção e divulgação)
Serão selecionados doze projetos mais três suplentes, não sendo determinante a qualidade das gravações na sua apreciação.
A lista de projetos selecionados será divulgada no endereço http://www.festivaldecorroios.net e os seus responsáveis contactados diretamente.
Artigo Quinto
(Sound-Check)
Em cada sessão atuarão três projetos que se deverão apresentar na tarde da respetiva sessão nos horários estabelecidos pela organização.
Os testes de som terão a duração de 40 minutos para cada projeto e deverão ser rigorosamente cumpridos.
Artigo Sexto
(Atuação)
Cada projeto apresentará os quatro ou cinco temas a concurso e o tempo de atuação não deverá exceder os 35 minutos.
Artigo Sétimo
(Despesas de alojamento e alimentação)
As despesas inerentes à deslocação e alimentação serão da inteira responsabilidade dos elementos que compõe cada projeto. A organização do Festival fará todos os esforços para encontrar soluções que possam minimizar esses encargos.
Artigo Oitavo
(Acesso aos locais de atuação)
Nas sessões e final não serão incluídos convidados das bandas na guest-list.
Artigo Nono
(Júri e Pontuação)
A avaliação dos projetos ao vivo será efetuada por um júri constituído por elementos da organização e outros designados por esta.
Tendo em conta critérios como a musicalidade, execução, expressão, originalidade e criatividade, o júri escolherá o projeto vencedor.
Nos casos de:
Desistência de um projeto, o mesmo será substituído por um dos projetos suplentes;
Separação dos elementos de um projeto, compete à organização analisar e decidir sobre a continuação do projeto no Festival;
Desistência do prémio por parte do projeto vencedor, este reverterá para o classificado seguinte.
Artigo Décimo
(Cedência de direitos)
Todas as maquetas e outros elementos recebidos constituirão propriedade do espólio do Festival, não havendo lugar a restituição.
Os projetos concorrentes autorizam tacitamente, pelo ato de inscrição, a gravação áudio e vídeo dos espetáculos, bem como o uso e direitos da imagem e música para fins estritamente promocionais.
Artigo Décimo-Primeiro
(Prémios)
O projeto mais pontuado terá direito a:
Atuação nas Festas da Vila de Corroios 2020, dia 21 agosto, no Palco Carlos Paredes.
Atribuição de um prémio monetário/cachet de 1000,00€ (mil euros)
Gravação profissional de som e vídeo, do espetáculo a realizar nas Festas da Vila de Corroios 2020, que será disponibilizado para edição.
Artigo Décimo-Segundo
(Casos omissos)
A apresentação a concurso pressupõe a plena aceitação do presente regulamento.
As dúvidas de interpretação ou integração de lacunas deste regulamento cabem à organização.