Dela Marmy, projecto em nome próprio de Joana Sequeira Duarte (ex- The Happy Mess), editou um curioso conjunto de canções em formato EP com o titulo Captured Fantasy pela KPRecords*KillPerfection. O EP, já disponível nas plataformas digitais, foi produzido por Charlie Francis, músico e produtor inglês que de entre outros nomes, trabalhou com os REM e que em tempos foi baixista da cantora e actriz inglesa Toyah, e que oferece também os seus préstimos no baixo e nalgumas teclas/synths destas canções, sendo ela, Joana Sequeira Duarte também teclista e obviamente a voz destas canções com bateria de Vasco Magalhães, guitarras de Tiago Brito e de Steven Goundrey (outro inglês) tendo como convidados nas vozes, o rapper TYTUN e Nuno Roque nos coros.
O disco ‘andou’ por vários estúdios, e ao que parece é ou deveria ser por isso também diversificado na sua sonoridade. A canção “Flying Fishes”, leva-nos para uma dream pop de uma sonoridade agradável onde todos os instrumentos estão onde devem estar, a voz vai repetindo os refrões melódicos e à medida que vou escutando a segunda canção “Tempest”, parece-me mais interessante, alterando entre ambientes mais calmos, e gosto das variações necessárias entre o registo mais quente e baixo de Joana com o seu registo mais alto operativo e habitual ao longo destas canções.
“Old Human”, a faixa seguinte é talvez a que nos leva para um ambiente mais intimo ainda, e os EP´s têm esta (des)vantagem. São cartões de visita para um micro universo criativo dos artistas, não apresentando uma viagem completa. “Not Real”, o single retirado deste EP, é uma canção suave que nos dá a conhecer este micro mundo de Dela Marmy, com vozes felizes mesmo que a letra nem fale necessariamente de assuntos felizes. Este é o meu problema com este EP, é um breve apontamento criativo prometendo pela sonoridade mas deixando a impressão final de, então é isto, já acabou?
Termina com a canção “Take me Back Home” que tem a participação de TYTUN, na voz, em registo rap e Deus sabe como não sou um apreciador de rap, mas este apontamento do qual gostei bastante trouxe, curiosamente, precisamente o que este registo precisava.
Em resumo, fiquei na indefinição se Dela Marmy tem um álbum em breve para apresentar, ou se para já ficamos por este micro universo muito feminino e polido, ou então se as baterias e o baixo pulsante do single “Not Real”, a vão levar por outros caminhos.
Fotografia (capa) – Alípio Padilha