Em modo de balanço e quase de exorcização do ano que agora termina, a dupla Best Youth publicou na suas redes sociais uma declaração em que transmite aos seus seguidores algumas das suas expectativas e ansiedades para 2021.
Um statement em registo confessional ilustrado com a publicação de uma releitura do tema “Bittersweet Symphony”, um original do grupo The Verve editado em 1997. Uma canção emblemática da banda inglesa em que Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves encontraram a tradução do seu “estado de alma” neste mudança de ano.
“2020 foi um ano muito diferente.
É difícil resistir à tentação de pôr tudo na balança, agora que chega ao fim, mas muito embora “contas feitas” a conclusão seja que somos uns sortudos e uns privilegiados, há um assunto que nos tem pesado. Vai para além das questões mais imediatas como as limitações de trabalho, o aperto financeiro, o convívio e as limitações à circulação: o propósito. Qual é o propósito daquilo que fazemos hoje em dia?
Olhamos para nós como exemplo mas podemos estar a falar de qualquer criador ou artista que esteja há 10 ou mais anos a criar (como nós) ou que tenha começado ontem. Fazemos música para nós próprios em primeira instância, mas sempre com o intuito de a fazer chegar às pessoas e que ela possa criar uma ligação emocional com quem a ouve. Foi sempre esse o propósito. De repente, encontramo-nos numa situação em que tocar para pessoas só pode ser feito em condições muito particulares e onde a possibilidade de partilha e o alcance do nosso trabalho está limitada aos cálculos e ajustes de múltiplos algoritmos que, para cair nas suas graças, nos obrigariam a manipular tudo aquilo que fazemos de modo a ter “mais interacção e engagement”.
Então, prende-se a questão: vale a pena continuar assim? Temos todos que nos adaptar ao novo panorama? Será melhor parar um bocado e esperar por tempos melhores? Infelizmente, não trazemos respostas, mas às vezes só partilhar o que sentimos chega para quem também se sente assim não se sentir tão sozinho.
É raro falarmos desta forma nas redes sociais, mas a verdade é que é para vocês que nós fazemos isto, por isso sentimos que vos devemos esta franqueza e temos que vos agradecer por continuarem aí. Gostávamos muito de vos mostrar música nova antes do final deste ano mas a verdade é que não conseguimos… vão ter que esperar mais um bocadinho. Em vez disso, gravámos este tema que reflecte de alguma forma o nosso estado de espírito neste final de 2020.
A ideia foi pegar nos piores sentimentos de 2020, vivê-los à flor da pele durante cerca de 4 minutos, e depois despi-los para ficarem aqui em 2020 enquanto passamos todos para 2021. Esperamos que ajude.
Até já <3 Ed & Kate”
Mais informação em facebook.com/wearebestyouth