Notícias

Noiserv é um dos 25 finalistas do prémio IMPALA

O álbum “Uma Palavra Começada Por N do músico, compositor e intérprete Noiserv, editado no passado 25 de Setembro 2020, foi o álbum selecionado entre os associados AMAEI – Associação de Músicos, Artistas e Editoras Independentes para o Prémio IMPALA – Best European Independent Album of 2020. 

“Um disco é um trabalho muito meticuloso, qualquer distinção não muda o orgulho no trabalho feito, mas é muito bom sentir que os outros gostam daquilo que mais gosto de fazer, fiquei muito feliz”

, Noiserv sobre a distinção. 

Apesar de um ano 2020 atípico, a criatividade do sector independente destacou-se na agenda de novos lançamentos. Nesta 11ª edição, a lista de finalistas do IMPALA – Best European Independent Album of 2020, reúne 25 álbuns de todos os cantos da Europa. Este ano não é exceção e este grupo de finalistas espelha a diversidade do sector da música independente na Europa. 

Os álbuns nomeados incluem diversos estilos e géneros, desde o pop filandês, à música electrónica francesa, passando pelo ska dos Balcãs, blues dinamarquês e o estilo musical eclético do Reino Unido. Além do estilo, também a diversidade linguística do continente europeu está refletida nesta selecção de melhores álbuns. 

No próximo mês de fevereiro 2021 ficaremos a saber quem será o sucessor do artista alemão Apparat, vencedor da edição anterior. 

A presidente executiva da IMPALA, Helen Smith, comentou: “A lista deste ano inclui 25 álbuns incríveis! Esta é a grande oportunidade para destacar artistas europeus independentes vindos de toda a Europa. 2020 tem sido um ano difícil e esta lista é uma forma estimulante de iniciar 2021.”

Os 25 nomeados para o prémio são:

ALEJUANDRO BUENDIJA – “Škrinja” (Dallas Records)
ALMA – “Have U Seen Her?” (PME Records)
ANE BRUN – “After the Great Storm/How Beauty Holds the Hand of Sorrow” (Balloon Ranger Recordings) ANETA LANGEROVÁ – “Dvě slunce” (Art Shock s.r.o.)
ANUSHKA CHKHEIDZE – “Halfie” (CES Records)
BALANS – “sam pravm” (KAPA Records)
BLANCHE – “Empire” ([PIAS] Recordings)
BOHREN & DER CLUB OF GORE – “Patchouli Blue” ([PIAS] Recordings / Ipecac Recordings) DANNY VERA – “The New Now” (Excelsior Recordings)
DIODATO – “Che Vita Meravigliosa” (Carosello Records)
DUBIOZA KOLEKTIV – “#fakenews” (Menart)
FRAN PALERMO – “Crocodile Juice Bar” (MZK Publishing)
KUSH K – “Lotophagi” (BlauBlau Records)
MAJLO – “Vestiges: The Scenes” (Seagull Ross)
MY UGLY CLEMENTINE – “Vitamin C” (Ink Music)
NOISERV – “Uma Palavra Começada Por N” (Noiserv – SME Portugal)
REPETITOR – “Prazan prostor među nama koji može i da ne postoji” (Moonlee Records) RINA SAWAYAMA – “SAWAYAMA” (Dirty Hit)
RONE – “Room With A View” (InFiné)
SONDRE LERCHE – “Patience” (PLZ/ EDDA MUSIC)
THORBJØRN RISAGER & THE BLACK TORNADO – “Come On In” (Cope (DK)/ Ruf Records (DE)) TRIÁNGULO DE AMOR BIZARRO – “Triángulo de Amor Bizarro” (Mushroom Pillow)
VALERIA STOICA – “I Don’t Like Roses” (Uninvited Artists)
VLATKO STEFANOVSKI – “Taftalidze Shuffle” (Croatia Records)
ŽIDRŪNS – “Kovārņu mazbērniem” (I Love You Records)

Sobre o IMPALA – Best European Independent Album 

O prémio “Álbum Independente Europeu do Ano” foi lançado em 2011 para marcar o 10º aniversário do IMPALA. Este prémio mostra a amplitude e a diversidade do talento independente na Europa. O vencedor é selecionado com base em critérios totalmente abertos de uma lista que compila nomeações para álbuns nacionais de territórios europeus apresentados pela sua qualidade musical, artística ou outra qualidade excecional. Os vencedores anteriores do prêmio são Apparat, Viagra Boys, Gurr, Agnes Obel, José Gonzalez, Caribou, Guadalupe Plata, The xx, Adele e Efterklang. 

Sobre a IMPALA 

A IMPALA foi fundada em 2000, representando atualmente mais de 5.000 empresas do sector da música independente. 99% das empresas europeias são pequenas, micro e médias empresas e artistas independentes. Conhecidos como independentes, são líderes mundiais em termos de inovação e descoberta de novas músicas e artistas – produzem mais de 80% de todos os novos lançamentos e respondem por 80% dos empregos do sector. A missão do IMPALA é fazer crescer o sector musical independente de forma sustentável, devolver mais valor aos artistas, promover a diversidade e o empreendedorismo, melhorar o acesso político, inspirar mudanças e aumentar o acesso ao financiamento.

Mais informações em Noiserv | IMPALA.