Notícias

Tindersticks editam novo álbum Distractions

Antes de encerrarem a digressão de 2020 de No Treasure but Hope, os Tindersticks já tinham em mente um novo tipo de álbum, que lhes permitisse explorar novas possibilidades. Assim nasce Distractions, editado pela City Slang Records e distribuído em Portugal pela Popstock!.

Distractions é um álbum de renovação, da qual Man Alone é prova maior: uma jornada hipnótica de onze minutos pelas ruas de Londres, sob a influência de drum machines e baixos hipnotizantes que se vão fundindo com a voz narcótica de Stuart Staples proferindo os mantras “No, I’m not greedy for the sky no more” e “Can’t stop the fadin“. Man Alone pinta uma banda inquieta, em busca de si mesma.

Distractions surge num contexto de pandemia. Por essa razão, o processo de gravação teve as suas dificuldades. “Gravar remotamente não funciona para nós” afirma Staples “mas encontrámos uma maneira e em Julho o álbum foi esboçado e misturado em Setembro”. O confinamento “é definitivamente uma parte do álbum, mas o álbum não é uma reação ao mesmo (…) não é um álbum do confinamento”.

O álbum compõe-se de quatro originais e três coversA Man Needs a Maid de Neil Young, You’ll Have To Scream Louder dos Television Personalities e Lady With the Braid de Dory Previn, música que Staples descobriu na escola secundária por recomendação – aparentemente improvável – de um professor de inglês que sabia do seu amor pelos Joy Division.

Em 2020, os Tindersticks actuaram em Portugal, numa parceria entre a Locomotiva Azul e a Produtores Associados, passando por Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa e Porto, no âmbito da digressão do álbum No Treasure But Hope (2019).