Notícias

Aleste 2021 em formato restaurante pop-up com intervenções musicais

Celebremos as boas notícias que o ano nos traz. O Aleste, arraial de praia com sede no Funchal, regressa em 2021. Sem perder a sua marca identitária, a promoção de um alegre e saudável convívio em torno da música, o Complexo Balnear da Barreirinha vai, para esta edição, assumir a forma de um restaurante pop-up, onde a experiência gastronómica, entregue à dupla Bernardo Agrela & Cide Gonçalves, serve como elemento potenciador para os concertos e atuações. Alinhadas para o dia 26 de junho estão as performances de Rui Reininho, da dupla David e Miguel, os franceses Faux Real, a pianista Mariana Camacho e o projecto Inóspita. Os acessos ao evento serão feitos através de reserva de mesa para cinco pessoas, pelo preço total de 75 euros, através do email mafalda@aleste.pt. A entrada no restaurante pop-up poderá ser feita entre as 16h30 e as 18h00 e o evento decorre até às 23h00.

Indispensável nome da cultura pop rock nacional, Rui Reininho entrou em 2021 a galope de um novo single. Animais Errantes, tema que introduz aquele que será o seu segundo disco de originais a solo 20.000 Éguas Submarinas, volta a provar a razão pela qual ele se tornou, no que à música diz respeito, rei em causa própria. Voz de traços inconfundíveis, lírica sedenta de atualidade, personalidade em incontestável mutação para a frente, Reininho regressa para nos levar numa viagem pelos confins dos mares já dantes navegados a passo, trote, galope, mariposa e voo, como escape de corais profundos mas não tão fundos quanto o exercício de libertação que em breve será revelado. A actuação no Funchal será uma das primeiras deste ano.

A dupla David e Miguel está para a música como o queijo e a marmelada estão para a culinária: uma delícia pouco ortodoxa. Após o sucesso do tema Interveniente Acidental os dois artistas juntam esforços no álbum Palavras Cruzadas, um disco de temas românticos com muitas histórias de desencontros, amores, desamores, sofrimento e paixão à portuguesa. Chegam à Madeira para uma residência de criação que dará origem à saída de um novo LP.

Apesar da sua discreta presença online, os Faux Real, também conhecidos como Virgile e Elliott Arndt, são um dos fenómenos musicais a que queremos ficar atentos. As suas energéticas performances ao vivo têm colhido a atenção dos amantes do indie e do mundo da moda. O seu mais recente EP, co-produzido por Tame Impala e Jay Watson, é a desculpa perfeita para esta estreia em palcos portugueses.

Mariana Camacho estudou piano com Olga Kuts, mas tem vindo a afirmar-se como cantora, entre modos de fazer diversos, que vão da música antiga à improvisação livre, da pop às músicas do mundo. Para a actuação no Funchal, traz O tempo de baixo, o tempo de cima ou o mundo está a girar, o seu primeiro registo discográfico a solo, onde nos propõe uma viagem sobre os pontos de interceção entre o local e o global, onde cabem Caetano Veloso e John Cage, aliens, pescadores e ceifeiras.

Inóspita é Inês Matos, que regressa a solo ao palco que pisou como guitarrista de Lena D’Água. Agora traz o seu primeiro disco em nome próprio, onde apresenta canções exclusivamente à guitarra, apoiada em pedais de efeitos,  que nos levam ao universo jazz, pop e folk anglo-saxónico. Ainda que recém saída do Hot Clube de Portugal, toca guitarra com Primeira Dama e João Borsch, baixo com Chinaskee e foi capaz de transpor estas suas experiências num disco que abre a tarde do Aleste.

Desde tenra idade que o chef Bernardo Agrela se habituou a passar as férias de Verão no Funchal. A vida profissional e uma carreira em ascensão têm-no levado a cozinhar pelos quatros cantos do mundo. Regressa a Portugal em 2018 e finalmente tem no Aleste a oportunidade de desmistificar e desconstruir os sabores insulares que o acompanham desde sempre.

Programação completa e informações em www.aleste.pt.