Melquiades é várias coisas, é o nome de provavelmente milhares de indivíduos e é, também, uma banda nascida em 2017, entre Lisboa e Setúbal formada por António Agostinho (Heats, Tiago Vilhena), Luís Lucena (Lydia’s Sleep, Medeiros / Lucas, quartoquarto), João Abelaira Nascimento (Miss Titan, Pongo, Niki Moss, Sequin, JP Simões) e Diogo Sousa (Surveillance, Savanna, Moullinex, A Garota Não).
O post-rock, o math e a fusão foram à praia e envolveram-se romanticamente com a música étnica e latina. As referências a cartoons e a outras riquezas do audiovisual e literário dançam em ambientes que vão do psicadélico ao simples balanço da pop através de música recheada de momentos épicos que percorrem todo o espectro das sensações.
Começaram por vencer o concurso de bandas de garagem de Setúbal e lançaram em 2018 os primeiros cinco temas, integrados no EP Oyster Eggs, cujo single “Freakavoid!” conta com vídeo do talentoso jovem-realizador Henrique Guerreiro, com recepção muito positiva no P3. Após apresentação de lançamento no Sabotage com os amigos de longa data Quelle Dead Gazelle, seguiram-se dois anos com várias presenças em eventos e festivais como o MIL, Party Sleep Repeat, Festival Impulso e Festival Paredes de Coura.
Vão agora lançar o seu novo trabalho e álbum de estreia Fountain of Shingle, a ser editado pela editora portuense Saliva Diva, uma descolagem sónica que eleva o trabalho anterior numa inevitável direção cósmica, figuram ainda na colectânea “Novos Talentos Fnac 2021” com o primeiro single “Shinra’s Space Exploration Department” e contam já com o segundo, “Chasing Dahaka”, lançado em Março deste ano.
- 15 de Maio – Sala Estúdio Perpétuo – Porto
- 11 de Junho – Casa da Cultura – Setúbal
- 15 de Junho – Festival A Porta – Leiria