O álbum de estreia de VELHO HOMEM, “Espuma dos Dias”, é editado hoje pela Amplificasom. Esta colaboração entre os nossos Afonso Dorido (indignu, Homem em Catarse) e Francisco Silva (Old Jerusalem, The June Carriers), com apoio da DGARTES e da AVA Guitars, desenvolveu-se numa combinação entre field recordings gravadas em diversos locais e uma residência artística na Sala Estúdio_Perpétuo (Porto). O resultado é um trabalho que pretende resgatar da espuma dos dias algumas das coisas simples e fundamentais que tantas vezes nos passam despercebidas.
Gravado e misturado no Largo Recording Studio por Ruca Lacerda (Mão Morta, GNR, Pluto) e masterizado nos Sundlaugin Studios, na Islândia, por Birgir Jón “Biggi” Birgisson (Björk, Sigur Rós, Spiritualized), o álbum conta com colaborações da cantora Ana Deus (Três Tristes Tigres, Osso Vaidoso) e do baixista Miguel Ramos (Supernada, Retimbrar, e colaborador de Manel Cruz e Jorge Palma).
Muito nos orgulha que seja este o quinto lançamento da Amplificasom, já disponível no Bandcamp em CD, LP e streaming/download digital.
Como anunciado anteriormente, o concerto de apresentação será no dia 10 de novembro, no Understage do Teatro Municipal do Porto (últimos bilhetes aqui). É o dia de aniversário da Amplificasom e a vossa presença será ainda mais especial para nós.
Agendámos também um concerto para Lisboa, que terá lugar na Galeria Zé dos Bois no dia 1 de dezembro. Os bilhetes para essa data podem ser encontrados aqui.
Velho Homem é um projeto recentemente formado por Afonso Dorido (Homem em Catarse, indignu) e Francisco Silva (Old Jerusalem, The June Carriers), fruto de uma residência artística na Estúdio Perpétuo durante a pandemia. Através de 10 field recordings, cada um a servir de mote a uma nova música, as composições criadas musicam agora o nosso quotidiano, forçando-nos a abrandar e, tal como os músicos durante as suas incursões pelo país, a ouvir ativamente os sons à nossa volta.