Está quase a chegar mais uma edição do BB Blues Fest. A Baixa da Banheira volta a ser palco desta festa de quatro dias.
O BB Blues Fest está de regresso, para a sua 13ª edição, entre os dias 30 de maio e 2 de junho. O cartaz deste ano promete deixar os apaixonados pelo blues, e não só, completamente rendidos com a presença de dois grandes nomes do blues americano e europeu.
A Baixa da Banheira volta a ser palco desta grande festa, com uma noite a acontecer junto à Quinta do Facho, duas noites com espetáculos no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo e um último dia, o do tradicional Picnic, no Parque José Afonso.
A abertura do festival, no dia 30 de maio, acontece na Quinta do Facho a partir das 21:00 horas. O concerto é de entrada livre e contará com Hearts & Bones. Este é um regresso aguardado de Petra Pais e Luís Ferreira, fundadores de uma das mais reconhecidas bandas de blues nacional, a Nobody’s Bizness. Esta promete ser uma noite de abertura intimista e que será vivida num enquadramento de anfiteatro natural que existe na Quinta do Facho, no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira.
Antes e após este espetáculo de Hearts & Bones haverá um Blues DJ Set que poderá, claro, ser disfrutado também por todos.
As noites em sala, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, também, prometem ser grandiosas. Aqui, o bilhete diário tem o preço de 20 euros, ou o passe para dois dias no valor de 30 euros. Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do Fórum ou através da rede ticketline.
No dia 31 de maio, a festa começa a partir das 21:00 horas, com os portugueses Kiko & The Blues Refugees. Este espetáculo acontece depois da participação da banda no último European Blues Challenge, onde conquistaram o terceiro lugar do pódio entre 24 países. Esta apresentação será uma junção de diferentes estilos, um New Blues from the Old School.
Ainda nessa noite, a partir das 22:30 sobe a palco o brasileiro Flávio Guimarães, um dos grandes nomes da harmónica, admirado e reconhecido em todo o mundo.
Já no dia 1 de junho, a partir das 21:00 horas, subirá a palco o espetáculo Vesti Jackson. Oriundo dos Estados Unidos, é um nome mítico do coração do Mississippi, sendo um conceituado guitarrista, cantor, compositor e produtor. O seu concerto promete ser irreverente, energético e cheio, claro, de blues.
Mais tarde, pelas 22:30 horas, toma conta do palco Shakura S’Aida e este é talvez um dos concertos mais aguardados da noite. Shakura S’Aida é uma artista multifacetada e multipremiada, que tem viajado pelo mundo nas últimas duas décadas, inspirando audiências com a sua poderosa voz e presença. A sua música traz, ainda, um tema importante para cima da mesa: os direitos humanos, igualdade de raça e género. Esta é uma artista de figura central na cena musical de Toronto que nasceu nos Estados Unidos, em Brooklyn, apesar de ter crescido na Suíça. A atuação de Shakura S’Aida promete ser intimista e cheia de surpresas…
O último dia de festival BB Blues Fest termina com o tradicional Blues Picnic, no Parque José Afonso, um evento que arranca a partir das 15:00 horas e que é de entrada livre. Nesta tarde poderá assistir a quatro concertos que terminam com a presença em palco de uma das mais prestigiadas bandas europeias. Nanook Plays the Blues, The Blues Hackers, Stomping at Six e Travellin Brothers prometem desta, uma tarde inesquecível.
Este será um dos eventos mais cool que a Margem Sul vai receber esta primavera. Viva o Blues sozinho ou em família, as razões estão todas às sua espera na Baixa da Banheira.