Os Blind Zero anunciam novas datas para a digressão de apresentação do novo disco “Courage and Doom”: dia 24 outubro, no Capitólio, em Lisboa; e dia 25, no Rock à Moda do Porto, na Super Bock Arena.
A comemorar 30 anos de carreira, a banda editou, a 31 de maio, “Courage and Doom“, que tem como singles “Running Back to You” e “I Only Miss You When I’m Breathing“. Dois dos temas que fizeram parte do bem sucedido concerto de apresentação que decorreu na Casa da Música, no passado dia 30. Na próxima semana, a 15 de junho, os Blind Zero atuam no Rock in Rio, em Lisboa.
Composto durante os tempos de privação que o mundo viveu, o nono disco da banda regista “alguns momentos de dor, angústia e sobrevivência nunca antes vividos. Tempos que condenaram este disco a ser o resultado de somas e dos impulsos exteriores que ocuparam e permanecem, ainda, como usurpadores do mundo interior e até da nossa intimidade. Atos irrefutáveis como a morte ou a perda de chão“, refere Miguel Guedes.
Depois de “Often Trees”, um disco mais orgânico que vive da simbiose e recorte dos instrumentos do coletivo, “Courage and Doom” começa com uma meticulosa exploração individual de sons e ambientes atmosféricos, com sintetizadores e programações a definirem paisagens sónicas para, posteriormente, serem transmutadas por rendilhados de instrumentos convencionais. Este novo ponto de partida, menos convencional, faz com que o plano de fundo seja o alicerce de toda a construção musical, tendo em consideração a sua influência e envolvência.
Gravado e produzido por Nuxo Espinheira, “Courage and Doom” foi também masterizado por Christian Wright (Arcade Fire, Bjork, LCD Soundsystem, Massive Attack, Radiohead, The National) em Abbey Road, e misturado por Nelson Carvalho e João Bessa.
A comemorar 30 anos de carreira, os Blind Zero mostram vitalidade em “Courage and Doom”, revendo o passado, olham o presente com um novo álbum, projetam o futuro. Um disco intemporal, apesar do seu ponto de partida, onde Miguel Guedes (voz e guitarra), Nuxo Espinheira (baixo, teclado e voz), Vasco Espinheira (guitarra) e Pedro Guedes (bateria) demonstram maturidade e lealdade à linguagem musical com que se deram a conhecer em 1994.
Os bilhetes para o concerto de dia 24 e 25 de outubro já se encontram à venda, nos locais habituais e on-line.