Glen Hansard, conhecido músico irlandês pela sua participação em projetos anteriores como os The Frames, ou como ator e autor da banda sonora original do filme “Once” que lhe permitiu ganhar o Oscar para a Melhor Canção Original com o tema “Falling Slowly”, passou na passada 5ªfeira no Lisboa Ao Vivo para apresentar o seu mais recente álbum “All That Was East Is West of Me Now”, eventualmente o mais rockeiro que todos os seus anteriores a solo.
Apesar da lotação da Sala 2 do LAV não se apresentar esgotada, estava bem composta de fãs bem conhecedores dos temas do álbum mais recente, assim como obviamente dos temas mais antigos nomeadamente os que compuseram toda a banda sonora do filme “Once”.
Sendo um verdadeiro contador de histórias, não faltaram as suas partilhas da curta passagem por Lisboa como turista, o improviso de um suposto anúncio à cerveja Super Bock, outras histórias da sua infância que acabarm por resultar em temas do novo álbum, da participação especial em palco de Filipe Sousa (um desconhecido apenas para os mais distraidos ou desconhecedores de outras andanças da nossa cena musical), baixista da banda portuguesa de Punk Rock Tara Perdida, que por ter ajudado Glen Hansard a reparar a sua já antiga guitarra, acabou por estar presente no concerto e dar uma perninha em três dos temas apresentados pelo carismático irlandês, e também do seu amigo de longa data Valter Lobo que acabou por cantar um dos seus temas (em português) em conjunto com Glen Hansard e os seus músicos.
Com Glen a dar tudo o que tinha (e não tinha) em palco, a noite terminaria com o desejo de mais. Este é definitivamente um músico especial, que espalha toda a sua simpatia por onde passa, e mesmo não se conhecendo a sua história, dificilmente não fica na memória de quem o vê. Queríamos todos mais, mas a seguir vêm mais datas da tour “All That Was East Is West of Me Now”, incluindo Espanha e Itália, a terminar em Dublin para o seu último concerto deste ciclo.
O nosso fotógrafo Luis Sousa esteve no Lisboa Ao Vivo e mostra-nos como aconteceu.