A 6ª edição do PPSBA realizada pela promotora At The Rollercoaster acontecerá, este ano, pela primeira vez, em três dias, sendo o primeiro dia 7 de dezembro considerado um warm up para o festival que desde 2016 se realiza no Hard Club, no Porto. Este dia será limitado à capacidade da sala 2 do Hard Club.
O dia 7 promete aquecer as noites frias de inverno que se aproximam ao ritmo do post punk único da banda italiana SOVIET SOVIET, pelo som synth rock dos portugueses RIVAL CLUBS e pelo som minimalista e despojado das londrinas DEEP TAN.
Dia 13 vai ser sempre a rasgar! Depois de uma atuação arrebatadora mas que soube a pouco, na edição do ano passado, a banda inglesa DITZ será cabeça de cartaz este ano e terá oportunidade de brilhar, como merece, no palco dos sonhos, com o seu noise rock clássico, inspirado em The Jesus Lizard ou Shellac ou no pós punk obtuso dos The Fall. Este dia será, também, marcado por duas estreias no nosso país, com a presença do quarteto de post punk e rock alternativo suiço-espanhol-francês sediado em Roterdão, RASKOLNIKOV, e os estreantes, mas promissores, MARTIAL ARTS. Conta ainda com a presença da banda de noise rock sediada em Berlim, ERRORR e a banda portuguesa MÁQUINA, que por terras lusas já dispensa apresentações, uma vez que se tem afirmado não só por cá, como internacionalmente, como a grande cena do rock eletrónico da atualidade.
Dia 14 vai surpreender em cada escolha. Desde logo, pela escolha arrojada de uma das bandas mais promissoras da cena post punk em 2024, HEARTWORMS. Esta deve-se sobretudo a “vermes do coração”, uma doença que afeta essencialmente os animais, e em alguns casos transmissível ao ser humano, e o que, neste caso, aconteceu. Não de forma fatalista, antes como uma inspiração. Como diria Keats: “Oh, se eu ao menos pudesse ter uma vida de sensações em vez de uma vida de pensamentos”. Pela escolha em DESPERATE JOURNALIST com uma sonoridade apoiada por uma batida forte e emaranhada, guitarras intrincadas, linhas de baixo e refrões que podem fazer com que te sintas no ar devido à emoção que a canção provoca.
A escolha em ELECTRIC LITANY, pela sua fusão inovadora de pós-rock, eletrónica, melodias cinematográficas e composições assombrosas que te deixam a levitar, mas também pela exuberância eletrónica de BELGRADO ou NIGHT IN ATHENS, e finalmente pela estreia no nosso país de LIBRARY CARD, uma banda de contrastes, tal como este certame. Serão três noites de celebração da arte, da música e da descoberta..
Para todos os que ainda se deixam surpreender, o festival abrirá as suas portas a partir das 20h no dia 7 de dezembro , às 17h30 no dia 13 e no dia 14 às 17h.