Data/Hora
Date(s) - 07/12/2016 - 08/12/2016
22:30 - 0:30
Location
DAMAS Bar
Categories
Depois do Concerto de lançamento do álbum de estreia, o homónimo CICUTA, o frenesim e a inquietação voltam a tomar conta de Lisboa. Os CICUTA vão estar no DAMAS – Bar já no próximo dia 07 de Dezembro, a entrada é livre.
Os CICUTA nascem em Maio do ano de 2014 com Pedro Rodrigues (baixo/synths/samplers/voz) e Sérgio Gregório (bateria/voz). De veneno só mesmo o som que lhes sai do corpo directamente para o nosso, impedindo a nossa mente de conseguir controlar o que quer que seja.
https://www.youtube.com/watch?v=iglnbwvnz6g
Ouvir CICUTA traduz-se numa experiência de ritmo e sons esquizofrénicos que nos pode guiar a pontos extremos de estados de ansiedade. Esta experiência vagueia entre o rock e a música electrónica, entre a música clássica e a industrial e conjuga-se com uma membrana de experimentalismo estranho e ofuscante.
Com mestres como Magma, Squarepusher, Slayer, Kurt Weill, Morphine e Battles a servirem de base e de fonte de absorção, estes dois rapazes defendem a máxima de: Desconstruir para Criar. A verdade, é que os paradigmas e estigmas são destruídos. O conceito e categoria desfazem-se por entre cada nota musical e abre-se espaço à criação de um mundo paralelo onde nos podemos guiar apenas pelos sentidos, sendo que estes, são apenas um pretexto para a quantidade de emoções que são criadas sempre que paramos para ouvir CICUTA.
(clicar na imagem para ouvir o album)
Da audição do álbum resulta um certo poder excêntrico e desalinhado da realidade que, seguramente nos cria encruzilhadas mentais. A mistura de sons e tonalidades completamente opostas criam uma cumplicidade que não julgaríamos possível de acontecer. A voz ecoa pela mente criando cócegas e alguma vontade de libertação. Escutar este álbum é um verdadeiro desafio e ver um espectáculo de CICUTA um genuíno embate no desconhecido apetecível.
“Não nos surpreende apenas a taquicardíaca ligação entre a bateria, o sintetizador, o baixo e a voz, como nos deixa desprevenidos a introdução de elementos que achávamos fora deste tipo de musicalidade, mas que trazem amplitude e mundo às nove faixas desta cicuta.”, Tiago Pinho in Música em DX
“Não se deixem enganar pelo peso das guitarras. Cicuta não é uma mera descarga elétrica, mas uma inteligente e cuidadosa manipulação do ruído cheio de pormenores cintilantes, que muitas vezes revelam talento, humor e vontade de experimentar, colocando-os próximos do metal e do psicadelismo, mas também de Frank Zappa.”, Manuel Halpern in Jornal de Letras, Artes e Ideias
CICUTA no DAMAS
07 de Dezembro – 23h
(Banda de Abertura – The Electric Howl)
Entrada Livre
+info em facebook cicuta | evento | bandcamp