Data/Hora
Date(s) - 05/11/2016
21:00 - 23:00
Location
Auditório Gulbenkian
Categories
A Franco-Marroquina Hindi Zahra é o mais recente nome confirmado no Misty Fest, e o auditório da Gulbenkian será o local eleição para a receber de novo em Portugal, no início de Novembro.
Multi-instrumentista, cantora, actriz e auto didacta, tal é a sua originalidade que quando chega a hora de a situar, apontam-lhe referências tão díspares como Portishead, Manu Chao, Billie Holiday, Patti Smith ou Norah Jones.
Aos quinze anos abandonou a escola, em Marrocos, e mudou-se para Paris para viver com o pai. Aos 18 trabalhava no Louvre e escrevia as primeiras canções. “Beautiful Tango” foi o tema que a apresentou ao mundo. Um sucesso tal que deixou claro que esta artista põe uma visão diferente em tudo aquilo que faz.
Handmade, editado em 2010, foi a sua surpreendente estreia, e isso valeu-lhe o cobiçado Prix Constantin. No ano seguinte, arrecadou ainda a distinção de Melhor Álbum de World Music nos prémios Victoires de la Musique.
Hindi Zahra, em breve carreira, soube depois coleccionar experiências em palcos por todo o mundo, assinando mais de 400 concertos e vendendo mais de 150 mil discos até ter editado, em 2015, o álbum Homeland, que marca o seu regresso à cultura de Marrocos. Em 2016, Hindi Zahra volta a vencer os prémios Victoires de la Music, para melhor álbum de World Music. Esse é o álbum que traz para um concerto feito de sons, cores e imagens diferentes que remetem para a magia da cultura marroquina.
Celebrar esta experiência multi-mundial é o melhor passaporte para descobrir a programação do Misty 2016, que continuaremos a desvendar até final deste mês.
EM CARTAZ – 2016
Rodrigo Leão & Scott Matthew, Piers Faccini, Hindi Zahra, Enrico Rava, Wim Mertens, José James, Melingo, Carmen Souza & Theo Pascal e mais novidades para breve.
INFO MISTY
Festival de carácter diferenciado e único, em época de sweet november, com ampla e qualificada programação que explora dimensões menos exploradas noutros festivais, e se retrata por várias cidades do nosso país.
Em 2016, o Misty Fest continuará a privilegiar na substância a palavra, a actualidade musical, o novo, mas também o mesmo desafio-convite aos músicos para apresentação nestes espectáculos de algo com carácter inédito, único e por isso imperdível.
Como nos anos anteriores, ambientes sonoros de songwriters, das músicas do mundo, do jazz, em ângulos e padrões diferenciados daqueles que habitualmente passam pelas salas e festivais do nosso País, marcarão presença nesta edição.
Porque sabemos que quem ama a música, não vive só em Lisboa e Porto, as melhores salas do país são eleitas tendo em conta a capacidade para dar a artistas e público as melhores condições de som e conforto, para a apreciar ao vivo os espectáculos que irão acontecer entre os dias 1 e 13 de Novembro.
As cidades eleitas para o festival em 2016 são: Lisboa, Porto, Braga, Espinho, Coimbra, e as novidades Leiria, Torres Novas e Évora. Algumas novidades poderão ainda surgir, e deixar as grandes experiências Misty, ainda mais perto de todos.
Ser Misty é acreditar que há espaço para fazer a diferença com dimensão e relevância.
+info em http://www.misty-fest.com/